(Notícia divulgada em novembro/2017 pelo Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho)
Seis vinícolas integrantes do projeto setorial Wines of Brasil participaram da ProWine China, realizada de 14 a 16 de novembro de 2017 em Shangai. O objetivo foi o de ampliar o mercado para os vinhos brasileiros num dos países que mais cresce em consumo, inserir nesse mercado a categoria dos sucos de uva 100%, além de se posicionar estrategicamente nesse que é um dos países-alvos da iniciativa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Participaram da feira as vinícolas Aurora, Miolo Wine Group, Mioranza, Peterlongo, Salton e Vinhos Canção.
Segundo estimativas do Wines of Brasil, a presença na ProWine China tinha como meta gerar US$ 500 mil em vendas, resultado que, se confirmado, defe superar o desempenho registrado na primeira participação na feira, em novembro de 2016, quando as empresas brasileiras realizaram vendas no montante de US$ 410 mil nos 12 meses seguintes.
De janeiro a setembro deste ano, as exportações brasileiras do setor cresceram 132% em volume e 38% em valor, em comparação com o mesmo período de 2016, com vendas de 43.500 litros, totalizando US$ 230,8 mil.
“Estamos buscando prospectar oportunidades de distribuição no mercado chinês, agregar valor aos rótulos brasileiros, em especial aos espumantes, e alcançar uma nova entrada com a categoria do suco de uva 100%”, declarou antes da feira o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
Wines of Brasil
Criado em 2002, o Wines of Brasil (WoB) é uma iniciativa de promoção comercial dos vinhos, espumantes e suco de uva brasileiro no mercado externo, desenvolvido em parceria pelo Ibravin e pela Apex-Brasil. O projeto conta atualmente com a participação de 40 vinícolas e tem três mercados-alvos principais: Estados Unidos, Reino Unido e China. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram ao WoB conseguiram evolução expressiva em suas exportações, em razão do suporte técnico e dos programas de capacitação oferecidos pelo projeto, entre outras ações. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.
Em 2016, quatro vinícolas brasileiras participaram do estande coletivo do Wines of Brasil na ProWine China (Foto: Mônica Dornelles)