A safra de uva da Serra Gaúcha deve ser uma das melhores dos últimos 30 anos. Apesar do volume menor, especialistas são unânimes ao destacar a qualidade da fruta produzida nesta temporada. “Há muitos anos as videiras gaúchas não produziam uvas tão equilibradas em acidez e concentração de açúcares”, diz o pesquisador e engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho Mauro Zanus.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima quebra de 15% na produção de uvas do Brasil, resultado da pouca chuva na floração e da estiagem durante a maturação da fruta.
A União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) também considera superior a qualidade desta safra. Para o presidente da entidade, Deunir Argenta, as vinícolas da região terão este ano um vinho diferenciado. Já o presidente da Associação Brasileira de Enologia, Daniel Salvador, atribui a qualidade ao clima e às condições técnicas atuais do setor.
Hoje, o Brasil possui 26 regiões produtoras de uva em dez estados, contando com mais de 1.100 vinícolas, que juntas produzem 310 milhões de litros de vinho por ano.
Estudos apontam que o país possuí qualidade nos diversos segmentos de vinhos, fazendo frente até a produtos internacionais, segundo o pesquisador Mauro Zanus.
Fonte: Canal Rural