Nome científico: Spondias spp
Nome popular: Umbuguela
Família botânica: Anacardiaceae
Características gerais: Resultado do cruzamento entre o umbu (Spondias tuberosa Arr. Cam.) e a ciriguela (Spondias purpurea L.), pertence ao grupo de fruteiras tropicais em fase de domesticação e com grande potencial para exploração agroindustrial na região Nordeste, que inclui as duas espécies que lhe dão origem e também o cajá (Spondias mombin L.), a cajarana (Spondias cytherea Sonn) e o umbu-cajá (Spondias spp). Os frutos são do tipo drupa, têm boa aparência, qualidade nutritiva, aroma e sabor agradáveis, sendo muito apreciados para consumo tanto ao natural quanto processados em polpas, sucos, doces, néctares e sorvetes.
Propagação: A propagação dessas espécies é feita por métodos sexuais e assexuais. Na propagação sexual, o endocarpo, comumente chamado de caroço, é utilizado como semente. A cirigueleira, a umbu-cajazeira e a umbugueleira praticamente não se propagam via sexual, em virtude de a maioria dos seus endocarpos serem desprovidos de sementes.
Fonte: Folheto “Spondias agroindustriais e os seus métodos de propagação (frutas tropicais: cajá, ciriguela, cajarana, umbu, umbu-cajá e umbuguela)”, publicado pela Embrapa Agroindústria Tropical em 1998.