(homenagem da equipe TodaFruta)
Fernando Mendes Pereira, professor universitário, pesquisador científico e defensor entusiasta da fruticultura brasileira, faleceu no dia 7 de março.
Dentre as muitas contribuições que deu ao desenvolvimento da fruticultura, foi um dos fundadores do portal TodaFruta, em fevereiro de 2002, juntamente com os professores doutores Carlos Ruggiero e Luiz Carlos Donadio, então seus colegas no corpo docente da FCAV da UNESP/Jaboticabal.
De acordo com os registros da Biblioteca Virtual FAPESP, Fernando Mendes Pereira desenvolveu importantes trabalhos de pesquisa ao longo de sua carreira.
Esses trabalhos são listados a seguir, e a riqueza dos temas abordados confirma as relevantes contribuições que Fernando Mendes Pereira deu, com seu conhecimento e sua experiência, para a evolução da fruticultura em nosso país:
- Avaliação fenológica de videiras (Vitis vinifera l.) cv Itália e cv Rubi em poda de renovação na região Oeste de São Paulo;
- Tecnologia para a cultura do pessegueiro em regiões tropicais e subtropicais;
- Desenvolvimento dos frutos dos cultivares Itália e Rubi (Vitis vinifera I.)
- Século XXI: novo cultivar de goiabeira de dupla finalidade;
- Reforma do ripado e câmara de nebulização para utilização nos projetos de enraizamento e condução das mudas;
- Comportamento de nogueiras macadâmias propagadas por estaquia herbácea;
- Efeitos de técnicas de desbaste de bagas utilizando escova plástica, sobre cachos de uva Rubi.
- Efeito de ethephon em videira Niágara Rosada (Vitis labrusca) cultivada na região Noroeste do estado de São Paulo;
- Produção de pêssegos em regiões de pequena incidência de frio;
- Avanços no conhecimento técnico-científico do uso do umezeiro (Prunus mume et zucc.) como porta-enxerto para pessegueiro: comportamento fenológico e produtivo, distribuição do sistema radicular, caracterização morfológica, botânica e molecular de clones.