19/08/2013 – Seagro/TO
Uma equipe da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) começará nesta segunda-feira (19), e prossegue até sexta, dia 23, visitas técnicas para monitoramento do processo produtivo do abacaxi e da banana no Tocantins.
Serão avaliadas as duas culturas em mais de 20 propriedades inseridas no programa de Produção Integrada de Frutas (PIF) nos municípios de Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Lajeado, Figueirópolis, Porto Nacional e Monte do Carmo. Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Anderson Pereira, nas visitas os técnicos irão checar a ocorrência de pragas nos plantios para identificar se há necessidade do controle, que poderá ser cultural ou químico, dependendo da gravidade do caso.
“Uma das orientações do programa é que o controle com defensivos seja feito somente em último caso. Isto garante a redução de agrotóxicos e os custos na produção”, explicou Pereira.
Além disso, será verificada a participação dos produtores no Programa de Produção Integrada de Frutas, que visa à produção de forma sustentável com manejo de solo e planta.
A produção conta ainda com o monitoramento dos procedimentos e a rastreabilidade.
Segundo o engenheiro agrônomo, os produtores inseridos no programa são orientados desde a escolha da área de plantio, mudas, preparo do solo, plantio, irrigação, tratos culturais, uso de defensivos, adubação e colheita, e ainda o monitoramento sistemático da área.
“Ao levar conhecimento técnico, temos como objetivo incentivar os produtores a investir em qualidade, pois devido ao aumento da produção e das exigências por parte do consumidor e até mesmo das indústrias, os produtores devem procurar elevar o padrão de qualidade, para garantirem uma boa comercialização obtendo maior lucratividade”, pontuou Pereira.
Produção – No Tocantins, segundo os dados do Instituto Brasileiro Geografia Estatística (IBGE), em 2012 foram colhidas 34.270 toneladas de abacaxi e um valor bruto de produção de R$ 34.918.976,00. Já a banana, em 2012, foi plantada em uma área de 4.253 hectares, com produção de 26.065 toneladas e valor bruto de R$ 18.188.198,68.
Com uma produção de 54 milhões de abacaxis por ano, o Tocantins é pioneiro e modelo nacional no programa de Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi. Atualmente são quase 90 propriedades participantes do PIF Abacaxi, distribuídas em 11 municípios, a maioria na região Central.