18/11/2015 – Seagro/TO
Pau D´arco, Bernardo Sayão e Rio dos Bois/TO
Os produtores de abacaxi dos municípios de Pau D´arco, Bernardo Sayão e Rio dos Bois recebem, a partir desta terça-feira (17), a sexta-feira (20), orientações técnicas sobre a cultura do abacaxizeiro. As Reuniões Técnicas fazem parte do Programa de Produção Integrada do Abacaxi (PIF), uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), com participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As reuniões serão realizadas nos 17, 18 e 20, em Pau D’Arco (14h30), Bernardo Sayão e Rio dos Bois (9h) respectivamente. Estes municípios, juntos, produzem 3,9 milhões de frutos de abacaxi por safra, numa área de 200 hectares. Pau D’Arco está em primeiro na região com 2 milhões de frutos em cada safra, seguido de Rio dos Bois com um milhão e Bernardo Sayão com produção de 900 mil frutos. Os três fazem parte do PIF, programa pioneiro e iniciado no Tocantins em 2004.
Segundo o diretor de Políticas para a Agricultura e Agronegócio da Seagro, José Américo Vasconcelos, com as recentes exigências de mercado o Estado precisou adequar sua produção para o novo modelo de consumidor. “Produzimos frutas de grande aceitação no mercado, que hoje é mais exigente, faz questão de qualidade e uma produção sustentável. Isto exige do agricultor uma capacidade de produzir sem agredir o meio ambiente e a saúde do consumidor, por isso orientamos o produtor para aderir ao programa de Produção Integrada”, ressaltou.
PIF – Com uma produção de 75 milhões de abacaxis por ano, o Estado é pioneiro e modelo nacional no programa de Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi. Os bons resultados do programa no Tocantins, iniciado em 2004, vêm norteando inclusive, a produção em outros estados, como o Pará. Atualmente são quase 90 propriedades participantes do PIF Abacaxi, distribuídas em 11 municípios, a maioria na região Central.
No Tocantins a produção de abacaxi é concentrada nos municípios de Miranorte do Tocantins, Miracema, Barrolândia, Rio dos Bois, Pau D’Arco, Bernardo Sayão, Porto Nacional, Aparecida do Rio Negro e Fortaleza do Tabocão.