Nomes populares: Tarumã, tarumã-preto, tarumã-guaçu, tarumã-da-mata, azeitona-do-mato, tapinhoan, tapinhão, tarumão
Família botânica: Lamiaceae
Distribuição geográfica e habitat: Ocorre de forma natural no Nordeste da Argentina, no Leste do Paraguai e no Uruguai. No Brasil, é característica da Floresta Ciliar ou Galeria, Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista e Restinga.
Características gerais: É um arbusto ou árvore com galhos jovens achatados, pilosos e arroxeados. Tronco: ereto a pouco tortuoso, com casca externa cinza-rosada a amarelada, fissurada sinuosa, desprendendo-se facilmente, casca interna creme-escura. Folhas: digitadas, com 7 folíolos opostos cruzados. A lâmina foliar é oblanceolada, ápice mucronado ou obtuso, bordos lisos e peninérveos, discolores, com nervuras imersas na face superior e salientes na face inferior. Flores: pequenas, tubulares, pilosas, aromáticas, de coloração lilás, azulada a roxa, de belo efeito ornamental. Frutos: são drupas, com polpa suculenta, de sabor doce, e não solta facilmente da semente.
Clima e solo: Ocorre em temperaturas entre 10,7 a 26,2° C, com chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul e periódicas nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. O regime de precipitação pluvial média anual pode ocorrer desde 1.100 mm, no Rio Grande do Sul, a 3.700 mm na Serra de Paranapiacaba, SP. Suporta geadas. Prefere solos profundos, ocorrendo em beiras de córregos, várzeas ou encostas úmidas.
Usos: A madeira é bastante resistente,usada em mourões, obras externas, internas, esteios, postes, fundações, bengalas, dormentes de primeira qualidade. A infusão das folhas é usada como depurativo do sangue. Usa-se a casca e a folha no combate a ácido úrico, pressão alta, colesterol, inflamações do útero, bexiga e próstata. A raiz é tônica e febrífuga. As flores são apícolas. É usada na arborização urbana e no paisagismo, devido à beleza de sua floração. Pode ser usada na recuperação de áreas degradadas por crescer rapidamente e atrair a avifauna.
Fonte: Dicionário das Frutas