Na foto, à esquerda, Ortanique; à direita, Murcott
——————————————————————————————————-
Nome científico: Citrus reticulata x Citrus sinensis
Nomes populares: tangor, tangerina murcote
Família botânica: Rutaceae
Características gerais: o tangor é um citrino híbrido da laranja mandarina (tangerina, Citrus reticulata) e da laranja doce (Citrus sinensis). O nome “tangor” é formado por “tang”, de tangerina, e o “or”, de orange, laranja em inglês. É confundido muita das vezes com uma laranja normal. Os tangores mais conhecidos são : King ou “Rei do Sião” (Citrus nobilis Lour., 1790), Murcott e Ortanique.
Ainda pouco conhecida, a variedade Tangor Murcott (ou popularmente Tangerina Murcote) possui árvore de porte médio a grande atingindo alta produtividade. Seus frutos possuem casca aderente de coloração intenso, muito suculentos, de maturação meia estação (agosto a novembro). É uma fruta com dupla aptidão, com finalidade comercial, principalmente, para produção de suco, mas também para consumo de fruta fresca. Isso explica por que sua casca e os gomos são mais fáceis de destacar do que os da laranja, apesar de mais aderidos do que os da tangerina.
Os frutos de murcote são mais aromáticos. A casca tem espessura fina, levemente rugosa e rica em glândulas com óleos essenciais. O tamanho é médio, com peso em torno de 140 g. A sementes são numerosas, pequenas e redondas. Deliciosa ao natural é versátil também na cozinha. Seu suco pode ser usado em sorvetes, gelatinas, musses, bolo, caldas, molhos e marinadas para aves e frutos do mar. Já os gomos entram em saladas doces e salgadas. A casca, se a fruta for orgânica, rende doces e geleias; as raspas aromatizam musses, bolos e biscoitos. Quando espremida, a fruta libera um óleo ótimo para perfumar licores e cafés. O seu conteúdo em fósforo e cálcio favorece o desenvolvimento do esqueleto, e a presença do magnésio tonifica as articulações e os músculos. É rica em sódio e vitaminas A, B1 e C.
O tangor Ortanique foi lançado pela Embrapa em 2010. É um híbrido entre tangerina e laranja, considerado promissor, tendo em vista que seus frutos não apresentam sementes em cultivos isolados. A planta da Ortanique tem porte médio, de forma esférica e bastante vigorosa, sua floração é abundante com predominância nos meses de agosto e setembro. Seus frutos têm tamanho médio, ligeiramente achatado. Quando cultivado em regiões de clima mais ameno sua coloração alaranjada é intensa. O suco de Ortanique é abundante, com sabor agradável e elevados índices de ácidos totais e açúcares, por ocasião do pico de colheita. Como também já foi constatado em outros países, há grande influência do clima sobre a coloração, a espessura de casca e o número de sementes do fruto.