Nome científico: Ciphomandra betacea (Cav.) Sendt
Nomes populares: cigomandra, tomate-de-árvore, tomate arbóreo, tomate francês ou tomate japonês; tamarillo, em espanhol, é uma das denominações pelas quais o fruto é mais conhecido no Brasil.
Família botânica: Solanaceae
Características gerais: fruta tropical originária dos Andes, bastante semelhante ao tomate. Sua coloração varia entre o vermelho, o amarelo e o laranja. Era cultivada pelos incas em hortas acima de mil metros de altitude, desde muito antes da chegada dos europeus às Américas. Bastante apreciado nos países andinos, em especial no Peru e no Equador, o tamarillo disseminou-se pelo mundo, sendo cultivado em países como Estados Unidos, Indónesia, Nova Zelândia, Índia e também no Brasil. Pertence à mesma família botânica do tomate, da batata e da berinjela. A parte externa de sua polpa é carnuda e firme, enquanto sua porção central possui textura macia e gelatinosa com pequenas sementes comestíveis.
Benefícios nutricionais: os efeitos apresentados a seguir têm sido observados ao longo do tempo e são aceitos como verdadeiros, porém carecem de dados científicos mais precisos:
Para aproveitar todas as suas propriedades nutricionais, o tamarillo deve ser consumido em sua forma natural, cru. A casca pode ser retirada e a fruta pode ser consumida cortada em pedaços ou ao meio, com ou sem adição de açúcar ou sal. Por seu sabor agridoce, pode ser utilizada no preparo de saladas de frutas, geleias ou compotas, sucos, molhos para carnes e sobremesas.
________________________________________________________________
Mais informações sobre o tamarillo e seu processamento podem ser obtidas em um trabalho científico versando sobre produção de geleia da fruta contendo polpa integral, de autoria de professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo. Esse trabalho foi publicado em 2012 pelo Brazilian Journal of Food Technology e pode ser acessado no seguinte endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232012000200006