O Software CND (Compositional Nutrient Diagnosis = Diagnóstico da Composição Nutricional) é um programa gratuito, que agora focaliza a cultura da atemoia, depois de ter sido lançado para as culturas da goiaba, da manga e da uva. O CND é uma ferramenta complementar à recomendação de adubação. Expressa a composição mineral dos teores de nutrientes do tecido vegetal na forma de valores relativos, que é a informação numérica básica para estabelecer o diagnóstico do estado nutricional das plantas. O método emprega a análise composicional e a análise de componentes principais dos dados e, por isso, possui potencial elevado para melhorar a sensibilidade do diagnóstico da cultura em estudo.
O desenvolvimento desses softwares é resultado de ampla parceria entre UNESP, UFSM, Embrapa e Université Laval, do Canadá, e congregou esforços de professores, pesquisadores, técnicos, extensionistas e produtores ligados às seguintes instituições, além das citadas: Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculados ao Departamento de Solos e Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS); Universidade Federal do Ceará (UFC); Associação Paulista de Produtores de Caqui (APPC); e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Para utilizar gratuitamente o software CND-Atemoia, basta acessar o site http://www.registro.unesp.br/#!/sites/cnd/, onde também estão disponíveis os softwares CND-Goiaba, CND-Manga e CND-Uva.