05/12/2013 – Todafruta
DOMINGO HAROLDO REINHARDT; JOSÉ DA SILVA SOUZA; CLÓVIS OLIVEIRA DE ALMEIDA
O abacaxizeiro é planta típica de regiões tropicais e subtropicais, com boa capacidade de adaptação a condições ambientais com limitações de suprimento hídrico estacional. O seu fruto é um dos mais apreciados pelos consumidores mundo afora em função do seu visual exótico imponente e suas qualidades gustativas e nutricionais. Tais características, e a grande demanda decorrente, foram um atrativo especial para a sua domesticação e o desenvolvimento de técnicas para o seu cultivo comercial.
O Brasil, fazendo jus à literatura que o considera centro de origem do abacaxizeiro, tem sido um dos países maiores produtores desta fruta no mundo, disputando, ano a ano, a liderança global com a Tailândia. No Brasil, a produção de abacaxi tem sido mais expressiva na região Nordeste, com destaque para os Estados da Paraíba e da Bahia, respectivamente o primeiro e quarto estado produtor nacional.
O status de um dos maiores Estados produtores de abacaxi não surpreende no caso da Bahia, pois no seu amplo território apresenta todos os biomas brasileiros onde desponta o cultivo do abacaxizeiro, tais como a Zona da Mata com os seus Tabuleiros Costeiros ao longo da costa Leste, o Cerrado no Oeste e a grande região central com clima semiárido.
Pra revisar a matéria consultar: producao-de-abacaxi-na-bahia
O Todafruta agradece a colaboração dos autores.