Nome Científico: Campomanesia guazumifolia (Camb.) Berg.
Nome Popular: Sete-capotes, sete-casacas, araçá, araçá-do-mato, gabiroba, gabirobão, goiabinha, ibirá-piroca, capote, capoteiro, pêssego-do-mato, araçazeiro-grande.
Família Botânica: Myrtaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: Brasil, Argentina e Paraguai. Pode ser encontrada na Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Densa Altomontana, Floresta Ombrófila Mista e no Cerrado, em altitudes variando desde 5 metros em Santa Catarina, a 1.650 m, em São Paulo.
Clima e Solo: Pode ser encontrada em temperaturas entre 8,2 a 26,9 °C, chuvas uniformemente distribuídas, na Região Sul e Sudoeste de São Paulo, e periódicas, nas demais regiões. O regime de precipitação pluvial média anual pode ocorrer desde 770 mm no Estado do Rio de Janeiro, a 2.000 mm, na Bahia. Suporta geada. Tolera solos pedregosos,desde que apresentem razoável teor de matéria orgânica.
Características Gerais da Planta: É um arbusto ou árvore decídua, pequena, com 4 a 10 m de altura, com ramos tereticaules e avelulados, brancos. Tronco: é tortuoso, escavado e com diâmetro entre 20 a 30 cm. Folhas: são simples, verdes a verde-claras, inteiras, com pecíolo curto, com 0,6 a 0,9 cm, avelulado branco, elípticas, ou ovalado-oblongas, com 6,5 a 14 cm de comprimento e 3 a 6,5 cm de largura, angulosas no ápice e obtusas na base. Flores: são solitárias, axilares ou subterminais, com pedúnculo mais curto, de cerca de 3 mm e cálice denteado de 9 mm de comprimento, com 5 a 7 pétalas brancas, crenadas, de 1,6 a 1,8 cm de comprimento e estames numerosos e de cor amarela. Frutos: do tipo baga subglobosa, com polpa mole, ao redor das sementes, e de sabor agradável, agridoce.
Usos: Os frutos podem ser consumidos ao natural ou como a goiaba, serve para doces de vários tipos, geleias e também para suco. Muito procurados pelos pássaros. Sua madeira pode ser usada em obras internas e externas, em tabuados, cabos de ferramentas e utensílios domésticos. Suas folhas são adstringentes, usadas em infusão e decocção no tratamento de diarréias. Os índios usam as folhas como fortificante. Devido à beleza de suas flores, pode ser usada no paisagismo em geral. Indicada também em plantios destinados á recuperação de áreas degradadas especialmente margens de rios e represas por atrair, especialmente, os pássaros.