50 ANOS DE HISTÓRIA

A Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) é uma instituição de caráter científico, sem fins lucrativos, fundada em 19 de outubro de 1970 em Campinas, SP. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento da fruticultura brasileira e, para isso, reúne profissionais de pesquisa e extensão, produtores, empresários e empresas públicas e privadas de variados setores que atuam direta ou indiretamente na fruticultura. Conta atualmente com mais de mil associados.

Seu primeiro presidente foi o engenheiro agrônomo Orlando Rigitano. Outros eminentes técnicos foram os pioneiros da SBF, dentre os quais Ody Rodriguez, organizador do primeiro Congresso Brasileiro de Fruticultura, em 1971, além de Antonio Ambrósio Amaro, Orlando Sampaio Passos, Raul Soares Moreira e Clóvis de Toledo Pizza Junior.

IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA NO BRASIL

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás da China e da Índia. A fruticultura ocupa cerca de 3 milhões de hectares espalhados por todo o país. Gera mais de 6 milhões de empregos diretos e produz aproximadamente 37 milhões de toneladas por ano. Desse total, apenas 3% são destinados à exportação, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas)

As frutas mais produzidas no país são: laranja, banana, abacaxi, uva, maçã, mamão, melancia, limão, coco, maracujá, tangerina, manga, melão, goiaba, pêssego, caqui, castanha-de-caju, abacate e figo.

São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais são o maiores produtores, além do Vale do São Francisco (região de Petrolina, PE, e Juazeiro da Bahia, BA), importante polo que conta com tecnologia de irrigação e se destaca em produção de manga (85% para exportação), respondendo ainda por 95% da produção nacional de uva de mesa.

Informações mais detalhadas sobre a SBF estão disponíveis no site http://fruticultura.org/