(Documento publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina – Epagri. Autores: Ricardo José Zimmermann de Negreiros, Robert Harri Hinz, Luiz Alberto Lichtemberg, José Maria Milanez e Faustino Andreola)
Santa Catarina ocupa o terceiro lugar entre os estados produtores de bananas no Brasil. Produz anualmente cerca de 665 mil toneladas da frutas, que são cultivadas em 30.427 ha, distribuídos em 5 mil propriedades de produtores rurais familiares. A banana catarinense abastece o mercado interno nacional e de exportação para países do Mercosul. Os principais cultivares plantados são o Nanicão e o Prata.
A elaboração deste material pela equipe do Projeto Fruticultura Tropical tem como objetivo informar ao público geral, produtores e técnicos as etapas e suas principais tecnologias envolvidas na produção comercial de bananas em Santa Catarina.
Este documento não deve ser considerado como única fonte de consulta por produtores ou técnicos já iniciados na atividade, mas sim como um guia prático e rápido. Basta o acesso à internet, ou até mesmo um telefone celular para esclarecer as dúvidas do dia a dia durante o trabalho no campo.
Recomenda-se, além deste material, que sejam feitas consultas aos extensionistas rurais nos municípios, participações em cursos profissionalizantes, dias de campo e outros eventos, bem como o acesso a outras fontes de informação, como forma de se manter tecnologicamente atualizado, produzindo bananas de forma sustentável e competitiva.
Para ler o documento na Íntegra, acesse: http://www.epagri.sc.gov.br/?page_id=1349