OITO BENEFÍCIOS DA MAÇÃ
1 – Melhora o mau colesterol – Por ser rica em pectina, uma fibra encontrada principalmente em sua casca, que diminui a absorção do colesterol ingerido pela dieta.
2 – Reduz o risco de diabetes – A pectina também ajuda a retardar a absorção de glicose pelo organismo, prevenindo o aparecimento de diabetes.
3 – Previne problemas respiratórios – Os antioxidantes presentes, principalmente a quercetina, melhoram a capacidade respiratória e protegem os pulmões. Tem efeito adstringente, auxiliando a garganta e as cordas vocais.
4 – Rica em fósforo – Ajuda na regulação do humor e na inibição do cansaço mental.
5- Melhora o funcionamento intestinal – Rica em fibras solúveis, além de ajudar a regular o intestino, tem agentes cicatrizantes que auxiliam em casos de azia, gastrite e úlceras, porque atua na mucosa do sistema digestivo.
6 – Auxilia no ganho de massa magra – A casca da maçã, onde se encontra a maior parte das fibras, contém ácido ursólico, que aumenta a perda de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra. É por isso que esta fruta é recomendada em dietas.
7 – Auxilia dietas de emagrecimento – As fibras presentes na maçã dão uma sensação de saciedade por mais tempo. A casca contém fibras insolúveis que não são digeridas, por isso ficam no estômago mais tempo. Além disso, esta fruta reduz a vontade de comer doces.
8 – A maçã é rica em quercetina – Um potente antioxidante, capaz de reduzir a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e diversas doenças, principalmente as doenças degenerativas. Portanto, a fruta pode ajudar a memória e diminuir as chances de desenvolver Alzheimer.
PROVOCA OU NÃO PROVOCA FOME?
A maçã é rica em fibras solúveis e insolúveis, e essas fibras promovem saciedade. É realmente comum ouvir que o seu consumo provoca fome. Alguns estudos dizem que o ácido málico, presente na maçã, pode estimular a secreção de ácido gástrico pelo estômago, fazendo com que a digestão fique mais rápida, provocando a sensação de fome. Porém, essa sensação varia de pessoa para pessoa, com a qualidade da alimentação durante o dia e o tempo de intervalo entre as refeições. De qualquer forma, quando houver essa queixa, aconselho consumir a maçã juntamente com outros alimentos ricos em fibras, como a aveia, chia, linhaça.
COMO INCORPORAR NA DIETA
Aconselho o consumo da maçã no lanche da manhã, no lanche da tarde e na ceia. No lanche da tarde, costumo recomendar um copo de iogurte, uma maçã picada com casca e semente de chia, linhaça ou granola. No lanche da manhã a versão desidratada e crocante cai bem.
MAÇÃ VERMELHA X MAÇÃ VERDE
Nutricionalmente as diferenças são bem pequenas, variando então no sabor. A maçã vermelha é mais doce e a verde é mais ácida.
SUPERDICA DA NUTRICIONISTA
Para saciar a vontade de doce repentina, você pode consumir uma maçã de micro-ondas: corte a maçã ao meio, retire o miolo e acrescente canela. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Consumir quente. Fica deliciosa.