Gostaria de saber se há algum adubo que ajude no aumento da produção de maracujá e o que fazer se secam e caem as flores de dois maracujazeiros, além de os frutos apresentarem manchas? Luiz Osvaldo – Padre Carvalho, MG
RESPOSTA – É preciso que existam, pelo menos, dois maracujazeiros plantados próximos para haver produção de frutos. Porém, as duas fruteiras precisam ser diferentes, condição única para que ocorra troca de pólen entre as flores de cada planta. Também não cruzam entre si plantas oriundas de mudas de sementes de um mesmo fruto. Ainda é importante no local a presença de vespas grandes, chamadas mamangavas, para realizarem a polinização, transportando pólen de uma flor a outra entre plantas diferentes. Sem elas, o procedimento deve ser feito manualmente no período da tarde, em dias claros e ensolarados. Se os maracujazeiros não forem devidamente polinizados, as flores murcham e caem no dia seguinte. Garantida a polinização manual ou natural, as flores deverão se transformar em frutos visíveis em dois ou três dias. Para manter os frutos, forneça nutrientes e água em quantidade suficiente. Por ser uma planta de crescimento vigoroso e de várias fases de crescimento simultâneas, faça a cada mês adubação com a mesma proporção de nitrogênio e potássio e irrigue a cultura sempre que os seus ponteiros se apresentarem murchos.
Consultora: LAURA MARIA MOLINA MELLETI, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.