Nome científico: Nephelium mutabile Bl.
Nome popular: Pulasan, capulasan, pulasão, bulala.
Família: Sapindaceae
Distribuição geográfica e habitat: Nativa na Ásia, no Arquipélogo Malaio, em Java e Bornéu. Comum nas Filipinas. É uma planta tropical.
Características gerais: Planta de porte alto, de copa aberta. Folhas: compostas, pinadas, com 2 a 4 pares, de forma oblonga a elíptica, folíolos acuminados, com 12 a 25 cm de comprimento, glabras e brilhantes na face superior. A inflorescência é apical ou axilar, podendo ter só flores masculinas ou hermafroditas, que podem funcionar como pistiladas ou masculinas que produzem pólen, mas o estigma não se abre. Frutos: são maiores que os de rambutan ou rambutão, de coloração vermelha, com 3,5 cm de diâmetro, com um forte pedúnculo, em pencas de 3 a 5. O pericarpo é grosso, com espinhos curto e duros, diferentes do rambutão.
Clima e solo: Suporta temperaturas mínimas médias entre 14 e 18 ºC, com ideal sendo acima de 18 ºC. Adapta-se a diversos tipos de solo.
Propagação: Por alporquia, como outras frutas da mesma família.
Variedades: Há variedades com diferentes qualidades.
Utilização: É consumido ao natural. O sabor é bom, similar ao da lichia, mas mais pobre, com 8 a 10% de açúcares. A planta é ornamental.