O Fundecitrus lançou, durante o 1º Workshop FundecitrusTech – Citros 4.0 & Sustentabilidade, uma nova ferramenta, o Sistema de Gestão Fitossanitária, que facilita a gestão de variáveis relacionadas ao controle de pragas e doenças na propriedade. O sistema é gratuito e está inserido no Alerta Fitossanitário do Fundecitrus – quem possui cadastro no Alerta Fitossanitário já possui acesso ao Sistema de Gestão Fitossanitária.
Confira, abaixo as principais funcionalidades:
– O sistema permite configurar parâmetros de intervalos de pulverização e monitorá-los através de relatórios (“Histórico pulverização”) e visualizar a situação dos talhões em relação aos intervalos pré-estabelecidos (“Mapa intervalos”). As últimas pulverizações realizadas para cada praga ou doença e o número de dias em relação à data atual podem ser vistos em “Situação propriedade”;
– A ferramenta mostra a evolução do índice de greening (HLB/huanglongbing) ao longo do tempo na fazenda por meio de gráficos (“Gráfico incidência HLB”), mapas com a situação da doença por talhão (“Mapa incidência HLB”) e os índices de captura de psilídeo por talhão (“Mapa incidência psilídeo”). Em “Coletas” é possível lançar as informações referentes aos psilídeos capturados nas armadilhas amarelas inseridas no Alerta Fitossanitário;
– O sistema permite ainda identificar, por mapas, quais os talhões liberados ou não para a colheita de acordo com período de carência dos produtos utilizados (“Liberação de colheita”). Para se cadastrar no Alerta Fitossanitário e ter acesso ao Sistema de Gestão Fitossanitária, acesse http://alerta.fundecitrus.com.br/fundecitrus/wplogin.aspx
O Fundecitrus lança a ProteCitrus – Produtos para Proteção da Citricultura, que substitui a antiga Lista PIC. Com a reformulação, o novo modelo deixa de ser apenas uma lista de indicação de defensivos agrícolas e eleva seu status para um programa voluntário do setor para a proteção da citricultura, ampliando os requisitos para a inscrição de um produto no rol e se antecipando a tendências e regulamentações dos diversos mercados internacionais.
A ProteCitrus é composta por um comitê, formado por institutos de pesquisa, consultores e indústrias produtoras de suco, que se reúne periodicamente para análises e atualizações. O objetivo é conectar o citricultor com as exigências dos governos e dos clientes diante da demanda global por uma produção de alimentos com o menor impacto ambiental possível, aprimorando ainda mais as técnicas sustentáveis praticadas na citricultura brasileira.
“A criação da ProteCitrus é orientada pela preocupação do Fundecitrus e do setor citrícola com os pilares da sustentabilidade e das boas práticas agrícolas”, diz o presidente do Fundecitrus, Lourival Monaco.
Novos produtos – Vinte e quatro novos produtos acabam de ser incorporados à ProteCitrus. São eles: Abone (Diurom), Aptur-PF (Paecilomyces fumosoroseus), Biobac (Bacillus subtilis), Biobaci (Bacillus subtilis), Bio-Hulk (Trichoderma asperellum), Bio-imune (Bacillus subtilis), Bovéria-Turbo (Beauveria Bassiana), BT-Turbo Max (Bacillus thuringiensis), Clorpirifós Nortox EC (Clorpirifós), Crystal (Bacillus thuringiensis), Dobbel (Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana), Fascinate BR (Glufosinato Sal de Amônio), Granada (Beauveria Bassiana), Meta-Turbo SC (Metarhizium anisopliae), Nemakill (Paecilomyces lilacinus), No-Nema (Bacillus amyloliquefaciens), Onix OG (Bacillus methylotrophicus), Piriproxifen Nortox (Piriproxifen), Quality (Trichoderma asperellum), Rizos OG (Bacillus subtilis), Skupa-Mite (Hirsutella thompsonii), Tricho-Turbo (Trichoderma asperellum), Verter (Sulfloxafor) e Vertimec 84 SC (Abamectina).
Para conhecer a página da ProteCitrus, acesse www.fundecitrus.com.br/protecitrus