(Fonte: matéria publicada em 19 de maio de 2022 pelo jornal ACidadeON, de Ribeirão Preto, SP)
Nesta sexta-feira (20 de maio), Dia Mundial das Abelhas, José Paulo Garcia, piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, fará um voo diferente. Ele decolará um Air Tractor 402B do aeródromo Santa Lydia, em Ribeirão Preto, caracterizado como uma abelha gigante, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de preservar a vida dos maiores e mais importantes polinizadores da Terra.
A iniciativa é da ONG “Bee or Not Be“, de Ribeirão Preto, fundada pelo professor Lionel Segui Gonçalves, professor aposentado da USP. A entidade, com o apoio da agência de propaganda 6P, planejou a ação para chamar a atenção para a importância de sere adotadas práticas corretas de pulverização aérea, que, entre outros fatores, levem em consideração a localização e as coordenadas de apiários e colmeias na natureza e não utilizem produtos químicos prejudiciais às abelhas.
“Estamos confiantes na repercussão positiva desta iniciativa simbólica em relação a algumas datas: estamos comemorando 10 anos da campanha “Sem abelha, Sem alimento”, cinco anos da ONG Bee or Not to Be e também quatro anos do Dia Mundial das Abelhas, instituído em 2018 pela ONU”, afirma Daniel Gonçalves, diretor da ONG. Práticas agressivas e pouco conscientes na agricultura e o uso indiscriminado de pesticidas estão entre as principais causas de desaparecimento das abelhas.
Ele reforça que no dia 20, a partir das 9 horas, cerca de 50 pessoas, entre produtores de mel, ativistas, professores, imprensa, autoridades, representantes de empresas agrícolas e convidados especiais, acompanharão a decolagem e pouso do “Abelhão”. Já a população das cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Dumont que olharem para o céu entre 9h00 e 9h30 poderá, ao longe, observar e celebrar o voo em defesa dos maiores polinizadores do planeta.