(pergunta encaminhada em 15/02/2016, via Globo Rural On-line – jornalista João Mathias)
PERGUNTA – A recomendação é utilizar mudas enxertadas para o cultivo de atemoia, mas o que acontece se for plantada a semente de um fruto híbrido? Edgar Galon – São José do Rio Preto, SP
RESPOSTA – Antes de sua formação, não é possível precisar o sabor, o tamanho e outros aspectos de um fruto oriundo de planta obtida a partir do plantio de sementes. Geneticamente única, essa fruteira não necessariamente herdará as qualidades dos seus progenitores, não sendo possível prever as características das futuras atemoias. Já as plantas híbridas que existem no comércio fazem parte de seleções que resultaram de cruzamentos realizados, ao longo de vários anos, por meio de estudos em institutos e centros de pesquisa. Produtores de frutos de qualidade, os exemplares híbridos são vigorosos e apresentam certa resistência a doenças, assegurando ao agricultor uma cultura com melhor desenvolvimento.
CONSULTOR: DIEGO XAVIER, técnico de apoio à pesquisa do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.