Nome Científico: Pistacia vera L.
Nomes populares: Pistache, pistáchio
Família botânica: Anacardiaceae
Origem e dispersão: O pistáchio, segundo alguns relatos, é originário da Síria, e daí foi levado para a Sicílio, na Itália.
Características: O pistáchio é uma planta arbustiva ou arbórea, o fruto é uma drupa seca, de forma ovoide alargado, com uma semente comprida e com um embrião protegido por cotilédones, que dão um aspecto típico ao fruto.
Clima e solo: Em outras regiões produtoras, tem-se notado boa adaptação nas áreas cultivadas com a videira. Com relação ao solo, a principal limitação é a drenagem, já que as plantas não toleram solos encharcados.
Propagação: o pistáchio pode ser propagado por sementes ou por enxertia de borbulhia.
Variedades: Nos Estados Unidos e na Austrália, a maioria dos plantios é feita com os cultivares Kerman (Pistachia vera fêmea) e Peters (Pistachia vera macho) com polinizadores. O cultivar Sirora tem sido considerado como menos exigente em frio hibernal.
Utilização: Como no Brasil não existem plantios comerciais, os pistáchios consumidos são importados, na maioria dos casos na forma industrializada. O pistáchio é consumido como fruta seca e em ocasiões especiais, no final do ano, com preço elevado, geralmente superior ao de outras frutas secas. Sua popularidade tem aumentado pela oferta durante o ano, a preços competitivos com outras frutas secas, inclusive as aqui produzidas. Seus usos na culinária e na confeitaria são frequentes, mas o produto mais famoso à base de pistáchio é o sorvete.
Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp).
O pistáchio é rico em vitamina A, com até 360 UI, e apenas 14 mg de ácido ascórbico. Segundo o emedix.uol.com.br, em cada 100 g, o pistáchio tem – água – 4%; 589 kcal; 21 g de proteína; 50 g de gordura, sendo de saturadas – 6 g; monoinsaturas – 33 g, e poli-insaturadas – 7,5 g; colesterol – zero; carboidratos – 25 g; vitamina E – 7 mg.
Minerais – Cálcio – 107-135 mg; fósforo – 510 mg; ferro – 4-7 mg; potássio – 110 mg; sódio – 7 mg; selênio – 7 mcg; magnésio – 158 mg.
Vitaminas – A – 250-550 UI; vitamina A (retinol eq) – 25 mg; tiamina (B1) – 0,82 mg; riboflavina (B2) – 0,18 mg; niacina (B3) – 1,07 mg, e ácido ascórbico – 5-7 mg.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.