12/09/2016 – Globo Rural On-line – POR JOÃO MATHIAS
Entenda as diferenças entre os tipos do fruto
Por que as physalis que tenho plantadas em meu quintal são brancas, ficam com um tom roxo quando maduras e possuem um sabor desagradável, diferente das que são encontradas no varejo?Henry Miller, de Ubatuba (SP)
Há que se tomar muito cuidado com outras variedades de physalis que não sejam as angulata e peruviana. Ambas são próprias para o consumo e estão disponíveis no mercado, enquanto outras com diferença na arquitetura da planta, como tamanho e forma de crescimento, e na cor dos frutos podem ser venenosas. Conhecida também como camapum, saco de bode, mulaca, joá e joá de capote, a physalis é pequena, redonda e de cor verde, amarela, laranja ou vermelha. Nasce em arbusto de caule ereto e ramificado, que pode atingir até 2,5 metros de altura quando tutorado. Durante seu desenvolvimento, a physalis fica dentro de um casulo feito de folha fina e em formato de cálice.
CONSULTOR: ARNALDO MOSCHETTO, pesquisador da Estação Experimental Santa Luzia Hortifruticultura Exótica, Rod. Amâncio Xavier da Costa, km 48,5, CEP 18250-000, Guareí, SP.