Autor: Allen A. Dupré (*)
A Agrishow 2018, vigésima quinta edição dessa feira realizada anualmente em Ribeirão Preto, SP, foi uma demonstração da força tecnológica, em constante atualização, que está na base do agronegócio brasileiro. Porém, ao lado de máquinas gigantescas, com alta produtividade e os mais avançados recursos eletrônicos, em linha com as exigências da agricultura de precisão, destacaram-se algumas novidades destinadas ao numeroso e nem sempre valorizado segmento dos pequenos produtores rurais. Citaremos a seguir as que mais chamaram nossa atenção.
Podador PR-40 Jacto – acionado a bateria recarregável e com operação muito suave, tem design ergonômico e controle por meio de gatilho, permitindo cortar com força e precisão ramos com até 4 cm de espessura graças à sua lâmina com revestimento de titânio.
Mais detalhes: https://www.jacto.com.br/brasil/products/podadores/jacto-pr-40
Pulverizador costal a bateria PJB Jacto – é fabricado em versões com 10, 16 e 20 litros de capacidade e surpreende pelo nível tecnológico: é dotado de painel eletrônico smart control, que permite controlar e monitorar o equipamento com apenas dois botões; agitador interno com chave de acionamento externa; filtro interno que impede o bloqueio da bomba; bateria recarregável (com carga útil para até 200 litros de pulverização); temporizador ajustável com quatro velocidades e sinalizador sonoro que auxilia o operador a manter uma velocidade constante de caminhada; desligamento automático após 10 minutos sem operação; e cinta almofadada. Opera com cinco níveis de pressão constante, atendendo às diferentes necessidades de pulverização.
Mais detalhes: https://www.jacto.com.br/brasil/products/costais/jacto-pjb
Trator LS modelo MT25 – A LS Tractor, empresa sul-coreana do grupo LG, que em outubro de 2013 inaugurou sua fábrica no Brasil, situada em Garuva, SC, exibiu na feira toda a sua linha de máquinas. O modelo MT25, de 25 cv, projetado para atuar no segmento indoor e nas pequenas propriedades rurais, é equipado com motor diesel 3 cilindros, transmissão hidrostática, duas opções de marcha (alta e baixa), controle remoto duplo e levante hidráulico com capacidade para 440 kg. Segundo a empresa, as máquinas LS destacam-se pela operação mais econômica, consumindo menos diesel por km trabalhado, graças à tecnologia de sua transmissão.
Mais detalhes: http://www.lstractor.com.br/?p=produtos/s-e-rie-g
Tratores Yanmar Agritech – Empresa pertencente ao Grupo Stédile, de Caxias do Sul, que também engloba a Agrale S.A., a Agritech levou para a Agrishow sua ampla linha de tratores, com destaque, entre outros, para os modelos voltados para a agricultura familiar, como o microtrator série GK 200, com 20,5 cv de potência, fabricado no Japão, e a linha 1145-4, versões Cafeeiro e Parreira, com 39 cv de potência.
Mais detalhes: http://www.agritech.ind.br
Colhedora portátil Jolly – A empresa italiana Jolly trouxe para a feira dois modelos de colhedoras portáteis acionadas a bateria recarregável, projetadas para colher café, azeitonas, amêndoas e pistache, que operam por meio de hastes vibratórias, que deslocam os frutos maduros sem provocar danos aos ramos.
Mais detalhes: http://www.jollyitalia.it
Equipamentos Tortella para preparo de solo – Outra empresa italiana presente na feira, a Tortella apresentou sua linha de equipamentos de pequeno porte para preparo do solo, incluindo grades, roçadeiras, cultivadores e trinchas ou trituradores de restos vegetais. Mais detalhes: http://www.tortella.it
Observação: as empresas italianas que participaram da Agrishow, assim como outras empresas do país interessadas em efetuar negócios no Brasil, são representadas institucionalmente pela Italian Trade Agency (ITA), ligada à Embaixada da Itália. A ITA está instalada na Av. Paulista, 1971 – 4º andar, na cidade de São Paulo. Para mais informações, acesse: http://www.ice-sanpaolo.com.br
Bombas ZM – Para bombeamento de água, acionadas por quedas d’água de 1,5 a 10 m, são produzidas em dois modelos: TB-38 e TB-44. A primeira opera com uma vazão de acionamento de 4 a 10 litros/segundo e bombeia água a até 140 metros de altura com vazão de 4 mil a 20 mil litros/dia. A segunda opera com uma vazão de acionamento de 6 a 60 litros/segundo, bombeia água a até 280 m de altura, com vazão de 12 mil a 65 mil litros/dia.
Mais detalhes: http://www.zmbombas.com.br
Adubadoras e semeadoras pendulares Vicon – A empresa apresentou na feira seu recente lançamento, a adubadora MX 2100, para café e citros, tracionada por tratores a partir de 50 cv de potência. A linha de produtos da empresa inclui vários itens adequados às pequenas propriedades dedicadas à fruticultura, como trinchas super leves e adubadoras de pequeno porte, com capacidade de caçamba a partir de 200 kg.
Mais detalhes: http://www.vicon.com.br
Irrigação – Outro segmento com várias novidades interessantes para o pequeno produtor foi o de irrigação, que abordaremos em um próximo post, lembrando que em setembro será realizado o 3º Seminário TodaFruta, abordando o tema “Irrigação de Frutíferas”.
(*) Allen Dupré é jornalista profissional. Sob a coordenação técnica dos Profs. Drs. Carlos Ruggiero e Luiz Carlos Donadio e da Dra. Nicole Donadio, responde pela edição do conteúdo do portal TodaFruta.