07/12/2015 – YAHOO
A banana está em sérios problemas já que é provável que o cultivar mais popular do planeta, o Cavendish desapareça. Isso é o que garante um estudo científico conduzido por pesquisadores holandeses.
A responsabilidade primária para este problema é chamada Mal do Panamá. Isto é conhecida como sarna da banana, uma doença causada pelo fungo Fusarium oxysporumque ataca as raízes de alguns cultivares desta cultura. A resistência do fungo aos fungicidas fez esta doença a maior praga na história da banana, exterminando completamente algumas cultivares particularmente suscetíveis, sendo assim um dos mais graves problemas na história desta cultura.
Por exemplo, na década dos 60 do século passado, o cultivar Gros Michel, o então altamente bem sucedido, praticamente desapareceu devido à Mal do Panamá. Pomares da América do Sul e África foram devastados por este problema, no entanto na Tailândia não foram afetados.
O Mal de Panamá é transmitido através do solo ou da água, e pode ficar “adormecido” por 30 anos em uma área de cultivo: apesar de que testes de diagnóstico podem ser negativos o fungo parece contaminar muitos anos após o plantio.
Ataques do Fusarium oxysporum no sistema vascular da planta provocam que a água não possa fluir através do seu interior o que gera a secagem da planta.
A quase extinção da variedade Gros Michel fez os cientistas procurarem tipos de bananas que poderiam resistir o Mal de Panamá. Assim nasceu na Inglaterra a banana Cavendish, que atualmente é as mais plantadas em todo o mundo, sendo responsável por 82 % do total de tipos de banana. Uma de suas subespécies é a banana das Canárias.
Mas a Cavendih pode fazer nada contra a última mutação do Fusarium oxysporum, conhecida como VCG01213 ou Tropical Corrida 4 (TR4). O TR4 apareceu em Taiwan e se expandiu para China, Tailândia e outros países do Sudeste Asiático. De lá ele foi para o Oriente Médio (Paquistão, Líbano, Israel…) e África.
Os pesquisadores holandeses antecipam que o salto para a América e Canaria da TR4 é inevitável. Eles avisam que como os pomares estão conformados basicamente por plantas do clone Cavendish, a mesma não esta imune à ameaça Se fosse atacada como de fato vai acontecer a produção desta banana vai decrescer seu preço de mercado vai subir e será inevitável o desaparecimento total da Cavendish.
Para os autores do estudo, a solução é o controlo global de todas as plantas infectadas, e também para o desenvolvimento de um novo tipo de bananas que não pode ser atacada pelo TR4. Duas possibilidades que até o dia de hoje parecem distantes.