Walkmar Brasil de Souza Pinto, engenheiro agrônomo, ex-chefe da Casa da Agricultura de Bebedouro e ex-secretário executivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Bebedouro, faleceu hoje (27 de novembro), no Hospital do Câncer (Hospital de Amor) de Barretos/SP.
Uma das figuras mais ilustres da citricultura brasileira, Walkmar formou-se em engenharia agronômica, em 1969, pela então Escola Nacional de Agronomia, atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e dedicou sua vida à extensão rural e à transferência de tecnologia especialmente para pequenos e médios citricultores.
Walkmar era conhecido pelo otimismo e sorriso no rosto ao compartilhar o seu extenso conhecimento sobre citricultura. “Meu pai tinha um coração enorme, muito conhecimento e experiência de campo e, o que é importante, muita humildade para passar isso adiante, sempre com paixão e dedicação”, comenta o filho Walker de Souza Pinto.
O Prof. Luiz Carlos Donadio, fundador e coordenador do portal Toda Fruta, enfatizou: “Walkmar foi daqueles em que o conhecimento técnico extrapola, foi conhecedor de toda agricultura, mas especialista em citricultura, não só em São Paulo. Foi um amigo e conselheiro técnico. Estamos tristes! Mas temos a certeza de que está sendo acolhido por Nossa Senhora no Céu. Amém”.
Cumprindo o seu desejo expressado em vida, o corpo de Walkmar foi cremado em cerimônia íntima para a família e suas cinzas serão depositadas aos pés de uma laranjeira da fazenda de um pequeno citricultor, que ele orientou por muito tempo. Walkmar deixa esposa e quatro filhos.