Nome científico: Citrullus lanatus
Nome comum: Melancia; sandia ou pailla, em espanhol; watermelon, em inglês.
Família botânica: Cucurbitaceae
Características gerais: A melancieira é nativa da África. Foi introduzida há muito no Brasil e se adaptou muito bem, tornando-se uma das frutas mais importantes do mercado, apesar de ser cultivada como uma hortaliça. O seu fruto é uma baga esférica, grande, com muitas sementes negras, também comestíveis, quando torradas, podendo ser colhida após 85 a 120 dias após o plantio, dependendo do tipo, se de origem japonesa ou americana, tendo a primeira até 40 cm de comprimento e 25 cm de diâmetro e a segunda, até 56 cm de comprimento e 28 cm de diâmetro. Dados recentes indicam que a fruta é uma das mais produzidas e comercializadas no país. A criação frequente de novas variedades torna a cultura atraente e com as melancias sem sementes foi dado um avanço importante na cultura. Devido à sua ampla adaptação e às suas variedades, pode ser produzida e ofertada no mercado durante boa parte do ano, com maior concentração nos meses de outubro a abril.
Usos: A melancia pode ser consumida ao natural, mas também como suco e em saladas com outras frutas. A casca também pode ser utilizada para ser fazer doce. As sementes torradas têm bom valor nutricional. O método mais usado para se conhecer se a fruta está no ponto de colheita ou comprar fruta madura é pelo seu som, oco, quando se bate nela. O preço da melancia é um dos mais baixos entre as frutas, por quilo. O preço da melancia sem sementes é maior, e a fruta é menor, podendo ser comprada inteira, ao contrário da comum, usualmente dividida, pelo seu grande tamanho. O valor nutricional da melancia sem sementes é semelhante ao da comum.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.
A melancia tem alto teor de água, mais de 90%, 22 a 33 kcal, 0,5 a 0,9 g de proteína, zero a 0,1 g de lipídios, 6,88 a 8,1 de carboidratos e 0,1 g de fibras.
Minerais – os mais importantes na melancia são (em 100 g de polpa): potássio – 104 mg, magnésio – 10, cálcio – 6,9-15 mg e fósforo – 12 mg, e ferro – 1,2 mg.
Vitaminas – C – 5 a 6,1 até 26 mg; A – 408 UI ou 23 mg; tiamina (B1) – 25 mcg; riboflavina (B2) – 35 mcg; e niacina (B3) – 0,2 mg.
A citrulina, um aminoácido com valor medicinal, também está presente na melancia.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.
“Em São Paulo foi conduzido estudo para avaliar o desempenho produtivo da melancieira em plantio direto e cultivo mínimo em área de reforma de pastagem. Inicialmente foi dessecada a braquiária com herbicida glifosato e, em seguida, realizado o cultivo mínimo com subsolagem a 60 cm de profundidade, com subsolador de três hastes. Posteriormente foram aplicados calcário e gesso a lanço na superfície do solo sem incorporação do corretivo e, em seguida foram semeadas as plantas de cobertura aveia-preta e tremoço branco. Cultivou-se a melancieira sobre a palha das plantas de cobertura e ao final observou-se produtividade média de 27 t/ha, semelhante ao cultivo convencional”.
BRANCO, R.B.F.; NOWAKI, R.H.D., Cultivar, 21 (73); 2012.