A banana sempre foi tida como inimiga da boa forma, por ser muito calórica. Mas se você preparar uma massa simples com a fruta ainda verde (antes de amadurecer), vai ter um preparado bastante versátil, que pode ser usado como ingrediente para base de pizzas, bolos, tortas, pães e outras delícias, que ajuda na perda de peso corporal.
Ainda verde, na forma de pasta, a fruta preserva suas vitaminas e sais minerais. Espécie de purê, chamado de biomassa da banana verde, esse preparado aumenta o volume do prato, conserva o sabor dos alimentos e dificulta a absorção de gorduras e açúcar. Por isso, também é uma boa opção para diabéticos ou para quem sofre com colesterol alto.
Tudo isso foi explicado pela cozinheira e ex-bananicultora Heloisa de Freitas Valle, autora do livro Yes, Nós Temos Bananas (ed. Senac): “O brasileiro está acostumado a comer a fruta madura, e assim nem percebe a ótima alternativa alimentícia que tem. A polpa da banana verde é rica em vitaminas A, B1, B2, sódio, potássio, magnésio, manganês, cobre, fósforo, enxofre e iodo. A biomassa pode ser usada em substituição à batata nas sopas e no nhoque, assim como em receitas de rosquinhas, massas e em vários doces e salgados.
A banana verde possui no máximo 2% dos açúcares. Heloisa explica: “O amido do fruto verde, resistente, tem uma estrutura molecular maior e, por isso, é de difícil digestão. Se cozinharmos a banana ainda verde, ela perde o tanino, que é o elemento indigesto e que amarra a boca, mantendo o amido resistente. Ele passa pelo sistema digestivo sem ser absorvido, porque fica impossível de ser quebrado”.
Como fazer
Para fazer a massa da banana verde, cozinhe algumas frutas ainda com casca em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos ou até que elas fiquem com uma coloração bem avermelhada. Sem gosto característico, a biomassa não altera o sabor dos pratos. Depois, é só amassar e conservar na geladeira.