O cultivo do maracujazeiro vem se destacando dentre as demais frutíferas, devido ao aumento significativo tanto em área cultivada quanto em produção. No Brasil a cultura elevou sua produção de 467.464 em 2001 para 923.035 toneladas em 2011.
O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de maracujá. Esta cultura é uma excelente opção de fonte de renda para fruticultores, principalmente aqueles que utilizam mão de obra familiar.
A produtividade brasileira é em torno de 14 toneladas por hectare por ano, a qual é bem abaixo do potencial da cultura que é superior a 50 toneladas por hectare por ano.
Entre as causas da baixa produtividade média nacional, pode-se destacar o uso de material vegetativo (mudas e sementes) sem qualidade e origem genética e a não utilização de tecnologia no sistema de produção. A aquisição de mudas ou sementes com alta qualidade genética e fitossanitária a partir de viveiristas idôneos e certificados é um passo de grande importância para o sucesso de um pomar de maracujá.
FONTE: Dr . Fábio Gelape Faleiro
Pesquisador A – Genética e Biotecnologia
Embrapa Cerrados – 73310-970 Planaltina DF