O Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Camargo, visitou nos dias 3 e 4 de outubro as cidades Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O objetivo foi conhecer o polo de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, estreitar laços com as lideranças locais e conferir os trabalhos de pesquisa da Embrapa na região.
O Presidente interino da Embrapa, Celso Moretti, acompanhou a comitiva composta ainda pela diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Mariane Crespolini; pelo diretor de Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas, Orlando Castro; e pelo coordenador de Instrumentos de Agricultura Irrigada, Valdir Juswiak.
Na quinta-feira (03), a programação envolveu visita ao Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), em Petrolina. A primeira parada foi na área de 150 hectares irrigada do produtor Edson Nakahara, que vem alcançando excelentes resultados com as variedades de uva de mesa da Embrapa: BRS Vitória e BRS Isis. Em seguida, a comitiva conheceu as áreas de produção familiar do DINC, como a do seu Paulo Sales, que desenvolve trabalhos com a cultura da goiaba. O grupo visitou também a propriedade do seu José Justino, que possui plantio de acerola, com destaque para BRS Sertaneja.
Seguindo a programação, o grupo conheceu o perímetro de Irrigação de Maniçoba (DIM), na Bahia. Com 625 produtores cadastrados, o DIM alcançou o volume de 90 mil toneladas de manga produzidas em 2018, sendo 60% desse número destinado ao mercado externo. A visita continuou na empresa Special Fruit, do produtor Suemi Koshiyama, que trabalha com as culturas da uva, manga, melão e banana. As autoridades percorreram a área de embalamento (packing house) de uva e manga, conhecendo as etapas envolvidas, com destaque para o tratamento hidrotérmico da manga, técnica desenvolvida pela Embrapa.
No último dia da visita (04), a comitiva pôde conferir o experimento para produção de pera no semiárido. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Embrapa em parceria com a fazenda Frutos do Sol. De acordo com o pesquisador Paulo Roberto, a ideia é trazer diversidade e ampliar a variedade de frutas produzidas na região.
Outro ponto de parada foi a Fazenda Grand Valle, do produtor Gilberto Secchi. que possui produção de manga e uva, com destaque para a variedade Isabel Precoce. o
Finalizando a programação, o grupo foi recebido na vinícola Terra Nova, do grupo Miolo, pelo sócio Eurico Benedetti. O empresário mostrou todo o processo de fabricação e envazamento dos sucos, vinhos e espumantes produzidos na propriedade, ressaltando o importante papel da Embrapa para o sucesso da vinicultura no Vale do São Francisco.
Reunião com o setor produtivo
No final do dia 03 a comitiva participou de reunião com as representações dos produtores de frutas do Vale do São Francisco. Durante o encontro, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira de Paiva, ressaltou o potencial da região, que faz duas safras e já alcançou diversos mercados internacionais. “A fruticultura é a nossa identidade e, por isso, pedimos o apoio da Embrapa no desenvolvendo de novas tecnologias para que possamos continuar crescendo”.
Em sequência, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, reafirmou o compromisso da Empresa com o setor produtivo, ressaltando o impacto dos trabalhos da Embrapa para o crescimento do país. “Estamos participando desta missão a convite do Ministério e ficamos muito felizes de ouvir os depoimentos de vários produtores satisfeitos, que vêm alcançando mercados externos competitivos e resultados surpreendentes com nossas variedades de uva e manga”. Moretti completou que a Embrapa está atenta aos anseios do agro nacional e à disposição para a construção de parcerias.
Fonte: Embrapa.