05/07/2013 – Eduardo Monteiro de Campos Nogueira
APRESENTAÇÃO: O desenvolvimento do agronegócio depende, cada vez mais, da capacidade e utilização do conhecimento nas várias etapas da cadeia produtiva. Este livro é fruto de longa atividade de pesquisa e intensa vivência profissional. Foi redigido em linguagem clara e objetiva, sem negligenciar a qualidade e a profundidade das informações, tendo como público alvo os bananicultores, os fitopatologistas, os engenheiros agrônomos, os biólogos, os extensionistas e técnicos, além de ser importante fonte de consulta para acadêmicos das áreas de Agronomia e de Ciências Biológicas.
O Instituto Biológico é referência nacional na área de Fitossanidade. Vem desenvolvendo pesquisas com doenças e pragas da bananeira desde as primeiras décadas do século passado. A presente obra apresenta um caráter multidisciplinar, enfocando, além dos aspectos fitossanitários, outros tópicos relevantes para a cultura, como os dados econômicos e sociais, a avaliação dos principais cultivares, a tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, os aspectos nutricionais e as várias formas de aproveitamento do artesanato com fibras da bananeira e da fruta, contando com a participação de diversas instituições ligadas à cultura da banana.
Agradecemos a colaboração da Sra. Solange A. Sanches da Silva, nos contatos iniciais.
Finalizando, gostaríamos de prestar uma homenagem especial ao Pesquisador Científico José Sidnei Gonçalves, incansável batalhador pela agricultura e um dos autores de capítulo deste livro, que, de maneira inesperada, nos deixou tão cedo.
Editores: Eduardo Monteiro de Campos Nogueira, Irene Maria Gatti de Almeida, Josiane Takassaki Ferrari, Luís Otávio Saggion Beriam
Mais informações: http://www.biologico.sp.gov.br/livro_bananicultura.php