Nome científico: Pouteria sapota
Nome popular: Mamey
Família botânica: Sapotaceae
Características gerais: originário na América Central e do México, o mamey foi introduzido no Brasil pela Unesp de Jaboticabal em 1985 e daí foi difundido, mas ainda é pouco conhecido pelos consumidores, No México, é fruta muito comum, sendo consumida ao natural e também com leite. Foram selecionadas variedades de melhor qualidade, pois a polpa da fruta varia muito quanto à cor e à qualidade, com a presença de fibras. A época de produção é primavera-verão, em São Paulo, sendo que a fruta demora até 10 a 12 meses para atingir a maturidade desde a florada até a colheita.
“Os usos mais comuns do mamey, em seus países de origem ou nos quais é cultivado, são o consumo fresco ou batido com leite. A polpa do fruto também pode ser usada para fazer sorvete, geleia e cremes. Da semente, pode ser obtido um tipo de chocolate amargo. Pelo seu alto valor alimentar e pela sua produção ao longo de 6 meses do ano, o mamey seria uma fruta excelente para plantio em pomar caseiro e tem alguma perspectiva comercial” (do livro Frutas Exóticas, DONADIO, L.C. et al., 1998).
A polpa pode ser consumida após retirada da casca, com colher ou pelo corte do fruto e retirada da casca com faca. O fruto deve estar maduro, reconhecido pela cor avermelhada da polpa e seu amolecimento. Para colheita, o ponto indicado deve ser o da cor rosada do interior da casca, o que se reconhece fazendo um pequeno corte, com a própria unha, na mesma. Se for colhido verde, ou seja, antes de seu ponto de maturidade não amadurece após a colheita e apenas amolece e fica com qualidade sofrível. O tamanho médio do mamey é de 12 a 17 cm de comprimento, por 5 a 9,5 cm de diâmetro, com massa de 386 a 765 g; % de polpa de 57 a 82 %; sólidos solúveis totais de 20 a 26 g brix; acidez de 0,10 a 0,20 %, e ácido ascórbico de 15 a 30 mg/100 g de polpa (NASCIMENTO et al., 2008).
Foto 1. Mamey mostrando a inserção do pedúnculo colorido que indica seu ponto de maturidade.
Foto 2. Mamey ao lado de canistel (à direita).
Foto 3. Sementes de mamey
Minerais – 7 mg de cálcio; 11,15 mg de fósforo;1,33 mg de ferro; potássio – 47 mg; magnésio – 16 mg, e selênio – 5 mg.
Vitaminas – 0,20 mg de vitamina A; 0,02 mg de vitamina B1; 0,04 mg de vitamina B2; 13-30 mg de vitamina C, e 1, 0 mg de niacina (B3).
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.