A uchuva (Physalis peruviana L.), espécie que tem emergido como um produto de exportação por excelência, atualmente ocupa o segundo lugar, depois da banana, nas exportações de frutas da Colômbia. Sem dúvida, a uchuva é um dos frutos mais promissores para o desenvolvimento de certas regiões tropicais altas desse país. Além disso, é uma cultura com forte vantagem comparativa para a Colômbia, como um país tropical que pode garantir um fornecimento estável de produção aos mercados internacionais.
Após o aparecimento do primeiro livro do Grupo de Horticultura, Produção, Pós-colheita e Exportação da Uchuva (Physalis peruviana L.) em 2000, como universidade temos desenvolvido, assim como outras entidades, os principais avanços em pesquisa e geração de novos tecnologias, não só na fase de crescimento e produção, mas também no pós-colheita e exportação da fruta, e acreditamos que este é o momento certo para divulgar estes resultados .
Nesta edição composta por 13 itens desenvolvidos por autores que conhecem a uchuva, são abordadas questões muito importantes que são discutidos os avanços tecnológicos presentes nesta espécie, e também se refere a problemas específicos, tais como rachaduras, o que afeta qualidade do produto para exportação. A maioria das contribuições é baseada em estudos científicos realizados por universidades e outras instituições.
Alguns tópicos do primeiro livro não foram incluídos neste texto, enquanto outros, sobre os avanços alcançados nos últimos anos foram corrigidos e incluídos, principalmente os relacionados com a exigência dos mercados da União Européia , como os relativos à saúde dos consumidores, boas práticas agrícolas ( BPA) e da produção orgânica.
Segue a versão do livro em pdf: livro-sobre-uchuva