“A vitamina C melhora todo o aspecto imunológico do paciente. É comum as pessoas tomarem cápsulas dessa vitamina para não ter resfriado, mas não tem essa necessidade, o próprio suco do limão quando consumido já traz esses benefícios”, explica Maristela Tonon Rui, endocrinologista.
O ideal é consumir o suco de um limão por dia para garantir a quantidade diária recomendada da vitamina. Uma dica é espremer o limão em uma colher de sopa e tomar antes das refeições.
O bagaço do limão, a parte branca e a polpa, também são ricos em pectina, uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares, diminuindo assim a sensação de fome. “Você consegue controlar a glicemia, isso é importante inclusive para o diabético”, alerta a endocrinologista.
O limão também tem dez vezes mais ácido cítrico do que a laranja. Por controlar a acidez do estômago e do intestino, o limão também é indicado em casos de diarreia, azia e má digestão. Além disso, a fruta ainda ajuda a combater a osteoporose.
Para aproveitar tudo o que a fruta oferece – inclusive a casca – um jeito interessante é fazer uma limonada suíça. “Para um litro de água, use três limões. Pode-se adoçar com meia lata de leite condensado, açúcar ou adoçante. Quanto mais tempo a mistura for batida no liquidificador mais cremosa ela fica”, indica Sandra Reis, nutricionista. E uma dica importante. A limonada tem que ser tomada na hora, senão o suco fica amargo.