Indicadas para pessoas com intolerância à lactose, vegetarianos, veganos, consumidores interessados em alimentos de baixa caloria ou que gostam de diversificar paladares, as bebidas não lácteas vêm conquistando consumidores no mundo inteiro. Embora comumente recebam a denominação de “leites”, essa designação é considerada imprópria, levando-se em conta principalmente que o produto de origem vegetal é livre de lactose e contém fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, enquanto o de origem animal, além de conter lactose e não conter fibras, apresenta teor mais elevado de gorduras e colesterol.
A propósito dessa tendência mundial, a multinacional francesa Danone, segunda maior fornecedora de produtos lácteos do mundo e líder na produção de iogurtes, também ingressou nesse mercado. No ano passado, adquiriu por 12,5 bilhões de dólares a WhiteWave Foods Company, dos Estados Unidos, empresa líder no mercado norte-americano na produção e venda de alimentos orgânicos.
Como resultado dessa operação, que deu origem à DanoWave nos EUA, a Danone acaba de lançar no Brasil um dos produtos de maior sucesso da WhiteWave, Silk, bebida à base de amêndoas, fornecida em quatro versões de sabor: original, original sem açúcar, baunilha e baunilha sem açúcar. No Brasil, Silk está sendo produzido pela cooperativa Cocamar, em Maringá, PR, e distribuído inicialmente em pontos de venda selecionados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O diretor da Divisão de Plant Based da Danone do Brasil, Luiz Augusto Silva, declara: “Com o lançamento esperamos conquistar ainda mais esse mercado tão importante para a Danone, ao mesmo tempo que oferecemos mais opções para nossos clientes e agregamos valor à categoria de bebidas de origem vegetal”.