(Pergunta enviada por leitor do Globo Rural. Jornalista JOÃO MATHIAS)
Será que são as larvas, pequenas minhoquinhas que estão comendo as folhas novas, responsáveis pela falta de produção de frutos em plantações de laranjeiras e bergamoteiras de mais de quatro anos? Marcial Rosolen – Roca Sales, RS
RESPOSTA – A falta de frutificação em plantações de laranjeiras tem como principais causas utilização de mudas não enxertadas (pé franco), disponibilidade insuficiente de água, ausência ou uso inadequado de adubação. Embora a larva minadora dos citros seja uma praga comum na cultura de laranja, ela não é responsável direta pela não ocorrência de frutificação na planta cítrica. No entanto, é recomendado seu controle com aplicação de inseticidas indicados por um profissional da área agrícola. Ele também deve ser habilitado para dar instruções sobre as doses corretas, garantia de registro, seletividade aos inimigos naturais e uso de equipamentos de proteção individual (EPI). É importante ressaltar que a compra de defensivos agrícolas, que são vendidos em casas agropecuárias, e a pulverização dos produtos nas laranjeiras podem ser realizadas somente com a apresentação de receituário agronômico.
Consultor: JOSÉ DAGOBERTO DE NEGRI, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.