07/11/2013 – Globo Rural On-line
Enquanto marimbondos estão estourando as jabuticabas dos 15 pés que tenho em minha chácara, brocas estão acabando com o pé de lichia. O que faço? Maria Luzia Novaes, São Paulo, SP.
RESPOSTA – Marimbondos e abelhas podem causar danos aos frutos da jabuticabeira. Isso porque ambos se alimentam do néctar das jabuticabas, tornando-as impróprias para consumo.
Um paliativo para minimizar o problema é a utilização de calda de fumo, cuja finalidade é repelir os insetos. Misture 100 gramas de fumo de corda com meio litro de álcool e, em seguida, adicione meio litro de água. Mantenha a solução em descanso por 15 dias. Corte 100 gramas de sabão em pedra neutro em pedaços pequenos e dissolva-os em 10 litros de água quente. Deixe esfriar e junte à mistura curtida e coada.
As pulverizações devem ser aplicadas no fim do dia. Se possível, faça também plantio de citronela, planta que é um repelente natural. A visita de um profissional, antes de aplicar qualquer outra medida, se faz necessária para obtenção de diagnóstico correto quanto ao ataque de broca na lichia.
CONSULTOR: DIEGO XAVIER, técnico de apoio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Campinas, SP, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.