A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura estabelece, para o quadro estratégico de ações desta década, a implementação de sistemas agroalimentares mais eficientes, seguros e sustentáveis. Diversas soluções são possíveis e o conjunto de inovações deve ser o principal caminho rumo a este objetivo. Nesse sentido, uma solução que tem se destacado nos últimos dois anos no mercado agrícola é o desenvolvimento de produtos biológicos. São microrganismos e macrorganismos que interrompem o desenvolvimento de organismos vivos prejudiciais à produção agrícola. Por seu caráter sustentável, seu uso vai ao encontro dos objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU para um futuro agrícola equilibrado, produtivo, atendendo à alta demanda mundial por alimentos.
Evento, organizado pelas entidades Abisolo, CropLife Brasil, FIESP e Sindiveg, será realizado no dia 16 de outubro, das 9h00 às 12h50, no Teatro Sesi SP, no edifício-sede da FIESP, na capital paulista. O objetivo é de compartilhar experiências e debater as perspectivas do setor, que vem registrando no Brasil taxas de crescimento acima da média mundial. O evento será gratuito e exclusivamente presencial.
08h00: Credenciamento
09h00: Abertura
Josué Gomes da Silva, Presidente da Fiesp
Tirso Meirelles, Vice-presidente no Sistema FAESP/SENAR-SP
Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA)
Painel 1 – Panorama do Mercado de Bioinsumos
Moderador: Fernando Lopes, Editor Agronegócios IM Business
Panorama do Mercado Brasileiro e Mundial de Bioinsumos
André Dias, Diretor da Kynetec para a América Latina
O Mercado de Bioinsumos na visão da indústria
Gustavo Herrmann, Diretor comercial da Koppert Brasil
Moderador: Arnaldo Jardim, Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)
Debatedores: Cleila Guimarães, Diretora de Bioindústria e Insumos Estratégicos da Saúde do MDIC; Clenio Nailto Pillon, Diretor Executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa; Carlos Goulart, Secretário de Defesa Agropecuária Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
Moderador: Marcos Matos, CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ)
Biodefensivos na agenda ESG – Marcelo Morandi, Chefe de Relações Internacionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Novas tecnologias no mercado de biológicos – Paulo Arruda, Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Moderador: Caio Carvalho, Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)
Os Biofertilizantes na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas – Átila Mógor, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Os Ganhos Econômicos da Utilização de Inoculantes – Sólon Cordeiro de Araújo, Diretor Executivo da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII)
A importância dos bioinsumos na construção e na recuperação da fertilidade dos solos – Fernando Andreote, Professor Doutor na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)
Roberto Rodrigues, Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Jacyr Costa, Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP (COSAG)
Inscrições: https://bit.ly/wppForumBioinsumosAgroFiesp
Mais informações: www.forumbioinsumosnoagro.com.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou em 2020 o Programa Nacional de Bionsumos, com o objetivo de fomentar o uso desses produtos e contribuir para o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira. Clique aqui e saiba tudo sobre essa iniciativa inovadora.
Sob o título “Menos insumos sintéticos, mais economia e maior sustentabilidade”, a Embrapa publicou em seu site uma ampla matéria sober o assunto. Clique aqui para ter acesso à integra desse trabalho.