Nome Científico: Casearia rupestris Eichler
Nome Popular: Guaçatunga graúda, fruta-curau-de-milho-verde, guaçatonga-açu.
Família Botânica: Salicaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: Brasil e Bolívia. No Brasil, ocorre nas Florestas Semidecíduas de maior altitude, ocorrendo também nos campos rupestres e na Floresta Atlântica Montana; desde o Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás até o Estado de São Paulo.
Características Gerais: Arvoreta de 2 a 7 metros, com tronco bifurcado (dividido em 2 ou 3), com diâmetro de 15 a 30 cm, e casca de cor pardacenta; é lenticelado quando jovem. Os ramos novos são glabrescentes e lenticelados.Tronco: ereto, canelado, áspero. Folhas: são caducas e a lamina é simples, membranácea (de textura fina) com superfície esparso-puberulo (coberta em alguns lugares de pelos curtos e densos). A lâmina foliar mede 4,5 a 13,5 cm de comprimento por 2 a 7 cm de largura, com base cuneada (como cunha) e ápice agudo ou arredondado, com margem minusculamente serrilhada. Flores: geralmente as flores ocorrem em fascículos (pequenos feixes nos nódulos da folha que caiu no ano anterior), contendo 10 a 25 flores de 6 a 7 mm de diâmetro quando abertas.Frutos: são cápsulas globosas de 1,5 a 2,8 mm de diâmetro que se abre em 3 quando totalmente madura expondo sementes envolvidas por arilo amarelo escuro.
Clima e Solo: Resiste a geadas,preferindo altitudes superiores a 450 m acima do nível do mar. Adapta-se a qualquer tipo de solo, mais frutifica melhor em terras vermelhas, úmidas e ricas em matéria orgânica. É muito resistente a secas e pode ser cultivada até em solos pedregosos e bastante ácidos.
Usos: O arilo amarelo escuro é adocicado e tem gosto de curau doce de milho verde, podendo ser consumida in-natura. A madeira é usada localmente para confecção de móveis rústicos, pequenas construções rurais e para lenha e carvão. É medicinal e melífera. A árvore é ótima para ser cultivada em jardins ou pomares para atrair inúmeras espécies de pássaros e por sua bonita floração e ramificação tomentosa.
Curiosidades: Caseariaé em referência ao missionário holandês Casearius.