Nome Científico: Casearia decandra Jacq.
Nome Popular: Guaçatunga, cambroé, café-do-mato, pitumba, pururuca, pau-de-espeto, vidro, anavinga, assa-peixe, brogodó, cabelo-de-cotia, pau-vidro, espeto, andorinha, carrapatinho.
Família Botânica: Salicaceae (Flacoutiaceae)
Distribuição Geográfica e Habitat: Brasil, Argentina, Bolívia, Caribe, Colômbia, Equador, Guianas, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Pode ser encontrado em altitudes variando desde 10 metros, em Santa Catarina, a 1.450 m, em Minas Gerais.
Características Gerais: Mede até 10m de altura, é caducifólia. A copa é colunar e alongada. Os ramos novos são finos, horizontais, puberulentos e, os mais velhos, são glabrescentes, cobertos com cortiça parda, com extremidades lenticeladas. Tronco: ereto, cilíndrico, com fuste curto. Folhas: simples, alternas, elíptico-lanceoladas até elípticas ou ovado-elípticas, inicialmente são membranáceas, tornando-se cartáceas e escuras quando maduras, margens serreadas. Flores: brancas, curto-pediceladas e em inflorescência axilar, com aroma característico. Frutos: cápsula globosa, deiscente, com muitas sementes com polpa tipo arilo aderente e doce.
Clima e Solo: Pode ser encontrada em temperaturas entre 12,4 a 27,2 °C, chuvas uniformemente distribuídas, no Sul do Brasil e Sudoeste de São Paulo, uniformes, na faixa costeira do Sul da Bahia e, periódicas nas áreas restantes. O regime de precipitação pluvial média anual pode ocorrer desde 1.100 mm no Estado do mato Grosso do sul, a 3.200 mm, no Estado de São Paulo. Suporta geadas. Ocorre naturalmente em áreas com solos úmidos podendo estar compactados.
Usos: Seus frutos são comestíveis. A madeira é usada na confecção de cabos de ferramentas e utensílios domésticos. A casca é usada pelos índios e comunidades locais para dores no estômago, reumatismo, afta e feridas. As cascas maceradas podem servir para mordeduras de cobras e picadas de insetos. As folhas possuem propriedades anti-sépticas. As flores fornecem pólen que proporciona mel de ótima qualidade. Pode ser usada na arborização urbana por seu porte pequeno e crescimento relativamente rápido. É uma espécie importante na recuperação de ambientes fluviais ou ripários por suportar áreas encharcadas.
Curiosidades: Casearia é em referência ao missionário holandês Casearius e o epíteto decandra deriva do grego deca (dez) e anér, andrós (homem); a flor possui dez estames.