Nome científico: Ribes spp
Nomes populares: groselha, cereja-europeia, gooseberry, em inglês, e groseille, em francês.
Família botânica: Saxifragaceae (Glossulariaceae)
É nativa da Europa e Eurásia. Há vários tipos de groselha: negra, vermelha, verde. A mais conhecida é a espinhosa, pertencente às espécies Ribes nigrum, R. rubrum e R. uva crispa, respectivamente. A groselha-vermelha é mais cultivada nos Estados Unidos e no Canadá. A groselha-negra é chamada black currant em inglês. Não deve ser confundida com a groselha asiática, que é de outro gênero (Phyllanthus acidus L). As groselhas dos Andes ou da América são da espécie Ribes puntacta. As mais famosas são as groselhas-vermelhas e brancas, pintadas nas telas dos artistas holandeses. Na Europa, produzem no verão, entre julho e agosto. São mais consumidas ao natural e utilizadas também em conservas e na culinária.
Os frutos são pequenas bagas, arredondados ou ovoides, com um cabinho esverdeado, lisos, ou pubescentes. Há tipos amarelados ou esverdeados. Ambos têm valor medicinal, inclusive as folhas.
É muito utilizada na culinária, por sua acidez, em tortas, bolos, geleias, doces, xaropes e outros produtos.
Apesar de utilizados em culinária, o mais comum é seu uso para se fazer licor. As groselhas-pretas dão o famoso licor de cassis, nome da própria fruta na França. Com o cassis, faz-se uma bebida chamada kir, que mistura dois terços de vinho branco com um terço de cassis, ou o kir Royal, que usa espumante no lugar do vinho.
Na Europa é muito usada também como cerca viva, pela facilidade de multiplicar-se por estacas, após as podas anuais, e pela presença de espinhos nos ramos.
Foto 1. Frutas em caixeta, vendidas no mercado europeu
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.
Vitaminas – A groselha-preta tem em média 50 – 200 UI de vitamina A; 10 mcg de B1, e B2; 0,4 mg de B3, e 20 mg de vitamina C, mas até 180 mg na groselha-negra.
Minerais – tem cálcio – 33 a 156 mg; 0,70 a 4,54 mg de ferro; fósforo – 90 – 132 mg; potássio – 198 mg, e magnésio – 10 mg.
As groselhas são ricas em ácidos, açúcares e pectinas, por isso são usadas para fabricação de bebidas, tortas, saladas, sorvetes e geleias, tendo poucas calorias e alto teor de fibras, boa fonte de vitaminas, minerais e bioflavonoides.
As groselhas podem ser congeladas. As sementes têm ácido graxo Omega–6 e os frutos têm efeitos medicinais.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.