Nome Científico: Celtis iguanaea (Jacq.) Sarg.
Nome Popular: Grão-de-galo, jameri, joá-mirim, grapiá, granjeiro.
Família Botânica: Cannabaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: Brasil, Argentina, Belize, Bolívia, Caribe, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guianas, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Suriname, Estados Unidos, Venezuela. Ocorre em todo o território brasileiro, sendo característica da mata ciliar do Vale do Rio São Francisco e do Pantanal Mato-grossense.
Características Gerais: Mede até 9 m de altura, tem espinhos, é semidecídua. Tronco: ereto, cilíndrico revestido por casca rugosa. Folhas: simples, subcoriáceas, glabras na face superior. Flores: são amarelo-esverdeadas, unissexuadas, pentâmeras em fascículos axilares. Frutos: é uma drupa esférica, com 0,5 cm de diâmetro, de cor amarela a laranja, com polpa suculenta e sabor adocicado.
Clima e Solo: Se adapta a uma amplitude de climas. Prefere solos ricos em matéria orgânica e úmidos.
Usos: Os frutos são consumidos exclusivamente in natura e pouco apreciados. É ligeiramente adstringente. A madeira é usada em cabos de ferramentas, construções rústicas e para lenha e carvão. É melífera. Pode ser indicada para a recuperação de áreas degradadas por ser de rápido crescimento e atrai a fauna.