Nome científico: Passiflora ligularis Juss
Nome popular: Granadilha; em espanhol é conhecida como granadilla, badea, parcha ou parchita, além de outros nomes comuns.
Família botânica: Passifloraceae
Origem e dispersão: Nativa das montanhas do México e da América Central.
Clima e solo: É comum na Colômbia, em altitudes de 1.200 m ou mais.
Propagação: Por sementes.
Variedades: Há diversos tipos diferentes, conforme o local.
Características gerais: é um tipo de maracujá, diferente do amarelo, de espécie nativa no México, América Central até o oeste da América do Sul. Tem sido importada da Colômbia. O fruto é elipsoide, grande, com 5 a 8 cm de comprimento e 4 a 5 cm de diâmetro, com cor externa verde, amarela ou alaranjada, até levemente púrpura. A polpa é branco–amarelada, mucilaginosa, sucosa e com aroma diferente e atrativo. As sementes são negras, achatadas e numerosas. A polpa pode ser consumida fresca, ou usada para drinques, sucos, geleias, doces, ou néctares, iogurtes, ou outros produtos ou com outras frutas.
Utilização: pode ser consumida ao natural, pela sua doçura e bom sabor. A polpa pode ser usada para se preparar néctar, refrescos, sorvetes, sozinha ou misturada à de outras frutas, pelo seu aroma e fragrância que lhe dão um sabor próprio. Um néctar de granadilha é usualmente preparado com adição de açúcar, até 16 a 18%, acidez de 0,3%, e pode ser diluído em porção igual de água para consumo, ou pasteurizado a 90 oC, por 5 minutos, para estocar por até 20 dias, sem mudança no sabor e no aroma.
Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)
A porcentagem de água é de 78 a 93%; de proteínas, de 0,3 a 1,9%; lipídeos, de 0,1 a 2,6%; carboidratos, de 4,3 a 12%; fibras, de 0,3 a 5,6%; tem 20 a 80 calorias.
Minerais – em 100 g de polpa, são maiores os teores de fósforo, com 22 a 64 mg; cálcio, com 5 a 10 mg, e ferro, com 0,6 a 3 mg.
Vitaminas – contidas em 100 g de suco, são a vitamina A, com 0,01 mg; B1, com 0,002; B2, com 0,12; niacina, com 1,3 a 2 mg, e o ácido ascórbico varia de 10 a 20 mg.
Frutos típicos de granadilha na planta, em plantação na Colômbia (Fotos acima e na abertura, à esquerda: D. Miranda)
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas
A granadilha é provavelmente a fruta de melhor sabor entre as passifloras. Sua origem é sul-americana e as principais áreas de produção estão na zona andina, onde as temperaturas oscilam entre 16 e 24 °C. Apresenta uma casca dura e lisa, e no interior da fruta acham-se as sementes recobertas pelo arilo comestível de sabor doce e aromático. Além da sua importância como fruteira, é usada como ornamental e também para evitar a erosão nas áreas de plantio. Nos últimos anos, nos países onde é produzida comercialmente, como Colômbia, a superfície de plantio tem sofrido uma severa diminuição pela ação das doenças causadas pelos fungos. No entanto, os consumidores continuam a procurá-la, o que faz com que o preço desta fruta nos mercados locais e internacionais seja alto. (Prof. Dr. JESUS E. AULAR-URIETA. Professor Titular de Fruticultura da Universidade Centrocidental “Lisandro Álvarado” – Venezuela).