Trecho do prefácio escrito por Luiz Gonzaga Neto, pesquisador aposentado da Embrapa, dá boa ideia do que trata o livro:
“… tenho a grata satisfação e a honra de prefaciar esse livro que aborda com a profundidade cientifica possível, ao momento, de forma atualizada e contextualizada o melhoramento genético da goiabeira. A cultura da goiabeira poderia e deveria estar noutro patamar técnico-científico e principalmente comercial se, com a utilização das ferramentas do melhoramento genético, já houvesse solucionado problemas limitantes, como por exemplo, a questão do nematoide que vem dizimando pomares de goiabeira pelo Brasil afora e assim impossibilitando o país de ocupar posição de destaque nas estatísticas mundiais. Regiões de climas propícios e topografias favoráveis encontradas na região do Vale do Submédio São Francisco estão vendo seus pomares sucumbirem, dizimados pelos nematoides. Portanto, não tenho dúvida que esse livro que reúne pesquisadores da mais alta qualificação profissional, conceitos atuais e modernos de melhoramento genético irá apontar caminhos que poderão solucionar esse e outros problemas e assim contribuir de forma imensurável para que a cultura da goiabeira ocupe de fato o lugar que deve ocupar nas estatísticas e coloque o Brasil, se possível, na vanguarda desse cultivo dentre os países que praticam essa cultura.”
Os autores:
Celso V. Pommer
Engº. Agrº. pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências pela Unicamp. Pós-doutorado no USDA e no Istituto per la Viticoltura da Itália. Professor Titular Visitante da Universidade de Brasília (2004/2005), da Uenf (2007-2010). Atualmente Professor Visitante Sênior, da CAPES, junto à UFERSA, Mossoró-RN. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético, videira, viticultura, uva de mesa e fruticultura em geral.
Odaci F. de Oliveira
Engº. Agrº. pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM (atualmente Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA). M.Sc. em Botânica pela University of Maine at Orono, EUA. Professor Adjunto da UFERSA (aposentado). Fundador do Herbário MOSS (da UFERSA), tendo sido seu curador até 2004. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Botânica, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: fisiologia e desenvolvimento de plantas, cultivo in vitro, germinação de sementes, vegetação e florística da caatinga.
Carlos Antonio F. Santos
Engº. Agrº. pela Universidade Estadual da Bahia, campus de Juazeiro-BA, M.Sc. em Genética e Melhoramento Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa, Ph.D. pela University of Wisconsin- Madison, EUA. Pesquisador da Embrapa Semiárido, Petrolina-PE. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Path Analysis, QTL, Linkage Analysis, AFLP, Candidate Loci. É coordenador do projeto de seleção assistida por marcadores para melhoramento da goiabeira, no âmbito do CPATSA. Foi presidente do III International Symposium on Guava and other Myrtaceae, Petrolina-PE, 2012.