A Embrapa Clima Temperado assinou um contrato de parceria junto a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), oficializado em Diário Oficial, em 28 de fevereiro deste ano, com o intuito de realizar uma análise estratégica de dados da comercialização de ativos que a Unidade pesquisa em frutas e hortaliças. Durante um período de cinco anos serão disponibilizados dados de comercialização de morangos, amoras-pretas, framboesas e mirtilos, batatas, cebola, pêssegos e nectarinas para subsidiar melhorias nestas cadeias produtivas.
Para o pesquisador Luís Eduardo Antunes, da área de pesquisa em fruticultura, a ação busca a compreensão sobre a dinâmica do mercado de morangos, amoras-pretas, framboesas e mirtilos, batatas, cebola, pêssegos e nectarinas, em especial, a movimentação das cultivares BRS e suas concorrentes na Ceagesp, principal centro atacadista do Brasil. “Será uma atividade importante para entendermos os cenários de comercialização sobre os tipos, quantidade, valor, periodicidade e locais de origem de Ativos da Embrapa, a fim de projetar tendências de consumo e apoiar ações de desenvolvimento (TT) e de promoção conjunta Embrapa/Ceagesp”, disse Antunes.
Está previsto o planejamento entre a Embrapa Clima Temperado e Ceagesp de atividades de mapeamento de variáveis de monitoramento e captura de dados de comercialização no âmbito da Ceagesp. Serão também levantadas as necessidades de informação de dados da Embrapa para uso da Ceagesp, identificando as fontes de dados sobre o mercado de frutas e hortaliças.
Será possível processar, analisar e disponibilizar as informações por meio de estudos analíticos de forma estruturante. Serão feitos estudos socioeconômicos, estudo de mercado, disponibilização de painéis de dados construídos para as equipes de ambas as instituições, e principalmente, o monitoramento e realização de ações de divulgação das cultivares BRS, no âmbito dos mercados coordenados pela Ceagesp. As informações serão disponibilizadas às equipes da Embrapa Clima Temperado, em planilhas e painéis eletrônicos de dados e para a Ceagesp em formato a ser definido entre as partes. Como se tratam de dados abertos ao público, não há restrições de uso e divulgação.
A partir dos dados obtidos pelo monitoramento realizado pela Ceagesp, a equipe técnica envolvida da Embrapa Clima Temperado gerará subsídios para a tomada de decisão dos grupos envolvidos nos Programas de Melhoramento Genético de frutas e hortaliças quanto ao posicionamento de novas cultivares. Além disso, abre oportunidade para o monitoramento da adoção de ativos e avaliação dos impactos destes no mercado, processos ligados ao GESTEC e que fazem parte da avaliação institucional das Unidades.
Estão envolvidos na ação os pesquisadores Luis Eduardo Antunes e Luiz Clóvis Belarmino, os analistas Lírio Reichert e Daniel Webber e pela Ceagesp, os engenheiros agrônomos Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, Sabrina Leite de Oliveira, a engenheira de alimentos Cristina Dini Staliano e o técnico Lisandro Michel Barreiros.