Pela nona vez, produtores rurais da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) viajam à Alemanha para expor frutas produzidas na região durante a feira mundial de agricultura, a Fruit Logistica, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de fevereiro, em Berlim. A FRUIT LOGISTICA é a maior e mais importante feira com foco em frutas e legumes do mundo. Segundo dado da organização do evento em 2016 teve mais de 2884 expositores representando 83 países e recebeu mais de 70 mil visitantes de 138 países, contando com espaço de aproximadamente 117 mil m².
A participação da Região do Jaíba na feira conta com a coordenação da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), que organiza o espaço dedicado ao Brasil na feira. O presidente da Abanorte, Saulo Bresisnki, ressalta a importância da participação e o destaque da região em um evento que reúne os melhores fruticultores do mundo. “Estamos na feira desde 2008 e cada vez mais fortalecendo a nossa marca, que é a Região do Jaíba, e também mostrando o que produzimos de melhor. A manga e o limão já são exportados em larga escala para vários países”. A banana prata e o mamão formosa também estão no rol das frutas promovidas nesta feira. Pelo segundo ano consecutivo, as frutas também serão expostas na maior loja de departamento da Alemanha o KaDeWe, que conta com uma ampla área de produtos gourmet de todo o mundo.
Localizada no Norte do estado de Minas Gerais, a Região do Jaíba é composta por treze municípios que ocupam uma área de 17.594 km² que recebe insolação média de 7h40 por dia, com temperatura variando entre mínima de 18 graus e máxima de 32 graus e conta ainda, com pluviosidade média anual de 940 mm. Estas condições formam combinações climáticas perfeitas para a produção de frutas tropicais (banana, manga, limão e mamão), permitindo o abastecimento dos mercados consumidores praticamente o ano inteiro. Toda a produção Região do Jaíba conta com boas práticas agrícolas o que faz com que a mesma trabalhe respeitando os princípios da sustentabilidade.
Identificação – Bresisnki explica o motivo da criação da marca Região do Jaíba e os selos que as acompanha como uma forma de identificação da qualidade e localização dos produtos. “Esse tipo de identificação foi criado para que os consumidores não sejam enganados e paguem mais caro por um produto de outra marca. As frutas são acompanhadas por um selo onde nele tem um QR Code, um tipo de código de barras, que através de um aplicativo em qualquer smartphone possa saber quem são os produtores, de onde essa fruta veio e como é o processo de produção”, afirma. A gerente geral da Abanorte, Ivanete Pereira, salienta que não basta participar uma vez, mas sim ir conquistando espaço em outros mercados consumidores. “Estamos aprimorando cada vez mais, para que a marca seja reconhecida com bons frutos, por isso os produtores têm um cultivo rigoroso em suas plantações”.