Nesta entrevista, o diretor comercial da Forplant Agrícola, Engenheiro Agrônomo Eduardo Iglesias, formado pela FCAV da UNESP/Jaboticabal, explica como a empresa, que acaba de completar 10 anos de atividades, vem evoluindo no mercado agrícola brasileiro, em especial no segmento da fruticultura.
1. Quando, onde e por quem a Forplant foi fundada?
R. Foi fundada em julho de 2009, em Jaboticabal, SP, pelo químico Robson Danilo Amoroso.
2. Como evoluiu sua atuação ao longo do tempo?
R. A Forplant iniciou suas atividades como distribuidora de fertilizantes foliares em 2009 e foi evoluindo no mercado até que, em 2014, fundou sua própria fábrica, o que lhe deu maior dinamismo e trouxe maiores inovações em tecnologias, permitindo, dessa forma, que venha avançando de forma mais significativa na pesquisa e no mercado.
3. No que se refere a unidades, onde a Forplant está instalada hoje e em quais regiões do Brasil atua?
R. A Forplant está instalada em Jaboticabal, SP, atuando em todo o território nacional e em alguns países da América do Sul, notadamente Paraguai e Bolívia.
4. Como é composta sua diretoria atualmente? Quantos colaboradores tem e qual o perfil profissional destes, resumidamente?
R. Sua direção é composta por um diretor Industrial e um comercial. Possui profissionais ligados às áreas agronômica, financeira, administrativa, de marketing, logística, química e de produção industrial.
5. Quais são os principais diferenciais (em pesquisa, tipos de produto ou serviço, certificações, ações mercadológicas, etc.) da Forplant no mercado?
R. A Forplant busca inovação constante em soluções nutricionais, fisiológicas e tecnologias voltadas à pulverização. Tudo o que fazemos e desenvolvemos vem da demando dos produtores. As necessidades encontradas junto aos nossos clientes nos motiva a encontrar soluções para os desafios encontrados no campo.
6. Especificamente para a fruticultura, o que a Forplant oferece e, nesse segmento, o que gostaria de destacar?
R. Temos um portfólio de fertilizantes, bioestimulantes, ácidos húmicos e fúlvicos e adjuvantes para pulverização que atende a toda a demanda da fruticultura. Além disso, temos algumas soluções mais focadas que ajudam a fruticultura em momentos específicos. Como exemplo, podemos citar que temos uma tecnologia que permite antecipar a colheita de frutos, trazendo ao produtor um ganho econômico por ter a oferta de seu produto em uma época fora da em que é ofertado maior volume.
7. Quais são os principais indicadores de desempenho da Forplant (volumes de produção, faturamento, exportações, etc.) e como estes têm evoluído nos últimos anos?
R. A partir do início das atividades de nossa fábrica, em 2014, nossa empresa obteve mais autonomia para decisões e também capital para investimento. Isso nos abriu um horizonte maior que permitiu, desde então, que venha crescendo a passos largos, mas sempre com o compromisso de atender as expectativas de nossos clientes.
8. Quanto ao futuro, o que pode ser informado ou anunciado?
R. Entendemos o objetivo e a ansiedade das pessoas em produzir mais de forma sustentável e saudável. Por isso, estamos trabalhando em uma evolução de nosso portfólio que vai além do âmbito da nutrição de plantas. Serão soluções que permitirão aos agricultores utilizarem melhor o potencial produtivo de suas culturas, de maneira muito menos agressiva ao meio ambiente e à saúde humana.