Bergamota no Sul, mexerica no Sudeste, mimosa no Nordeste. Todos esses apelidos são para nomear a tangerina (este é o nome oficial dela), fruta cor de laranja, cítrica, com bastante suco e riquíssima em vitaminas e que possui diferentes espécies, por isso tantos nomes. A época de safra da fruta é entre junho e agosto, portanto você vai encontrá-la com um preço bem acessível nos mercados e feiras pela cidade.
De qual você gosta mais: a fruta grandona com a casca bem solta dos gomos, a ponkan Citrus reticulata; ou a pequena, com a casca mais fina e bem grudada, a mexerica Citrus deliciosa? Ambas garantem muitas fibras que ajudam na digestão, suco que hidrata e vitaminas que blindam seu organismo.
“Ela é rica em vitamina C que tem ação antioxidante e é inibidora da ação dos radicais livres formados durante a atividade física. Estudos apontam que ela também pode garantir benefícios em relação à dor e à lesão muscular”, afirma Andrezza Botelho, nutricionista de São Paulo. Esta vitamina é a mesma que previne resfriados e combate o envelhecimento, melhorando a absorção de ferro nos músculos. A vitamina A, precursora do betacaroneto, presente na fruta, deixa a pele, cabelos e olhos mais bonitos, estimulando o colágeno. Vitaminas do complexo B1 e B2 ajudam na reconstrução da estrutura dos nervos.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Western Ontário, no Canadá, confirmou que a tangerina tem uma substância conhecida como nobiletina, que previne o aumento do colesterol ruim (HDL) e triglicérides. A fruta também aumenta a produção de insulina e a glicemia do sangue. “Por conta desses benefícios, previne o organismo de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares”, afirma Roseli Rossi, nutricionista especialista em nutrição esportiva
A fruta pode ser consumida antes ou depois do exercício. Se for antes, é importante que você coma o bagaço também. “A fibra demora mais tempo para ser digerida e precisa de quase uma hora para estar presente na circulação. O carboidrato da fruta chega mais lentamente ao organismo”, explica Roseli. Por conta das fibras, a fruta promove saciedade e bom fluxo da função intestinal, retardando o esvaziamento gástrico. Se for ingerir depois, procure tomar o suco – pode ser a polpa congelada – para repor os sais minerais. A tangerina não é uma fruta rica em carboidratos, pelo contrário, tem baixas calorias. Dependendo da sua atividade física, duas porções são o ideal para você ingerir antes de malhar.