(19/07/2012 – Revista Globo Rural On-line – jornalista João Mathias)
PERGUNTA – Minha aceroleira apenas chega até a fase da inflorescência, pois as flores vão ao chão antes da frutificação. Qual pode ser o problema? Doralice Viana – Pouso Alto, MG
RESPOSTA – O problema pode estar na polinização das flores da planta, cujo processo depende de insetos polinizadores, com destaque para abelhas do gênero Centris spp. Por isso, evite usar inseticidas na cultura. A ação do vento e da gravidade é dificultada por ser oleoso o pólen da flor da aceroleira. Para favorecer a polinização, assegure ter mais de uma variedade da planta no mesmo local. Ambientes onde ocorrem períodos secos e frios, com temperaturas de 10º C ou menos, favorecem a queima de flores, também prejudicando a produção de acerolas. Procure fazer podas de limpeza para arejar a aceroleira e permitir a entrada de raios do sol no interior da copa, cujo formato de taça contribui para que os ramos produzam frutos.
Consultores: CARLOS JORGE ROSSETTO, engenheiro agrônomo, pesquisador aposentado do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e DDD/APTA (Pólo Regional do Noroeste Paulista), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; e MAURÍCIO NASSER, pesquisador do Polo Regional Alta Paulista – Adamantina, SP.