As fotos que ilustram esta entrevista, feita em outubro de 2015 com o Prof. Carlos Ruggiero, coordenador do portal TodaFruta, mostram cachos de banana no campo e recém-chegados deste, preparados para a comercialização, protegidos por sacos plásticos.
TODAFRUTA – Professor Ruggiero, quais as vantagens do ensacamento do cacho?
Carlos Ruggiero – O ensacamento do cacho é um procedimento simples, que proporciona as seguintes vantagens: 1) proteção do cacho contra atrito de folhas velhas, poeiras que provocam ferimentos nos frutos, portanto auxiliando na melhoria da qualidade dos frutos; 2) como no interior do saco a temperatura fica 3-5°C acima da observada fora do saco, esse procedimento ajuda a proteger a fruta de mudanças bruscas da temperatura.
TODAFRUTA – Quando o cacho deve ser ensacado?
CR – Na bananeira, depois que esta emitir todas as folhas, ocorre a diferenciação floral. É quando a planta emite o cacho, que caminha na forma de um coração por todo o pseudocaule, aparecendo no topo, avermelhado, envolvendo as pencas do cacho no seu interior. O coração, a partir deste momento, começa a abrir uma bráctea por dia (aproximadamente), mostrando a penca no seu interior. Depois de lançar todas as pencas, o coração poderá ser cortado, procedendo-se aí ao ensacamento do cacho. Obs.: O ensacamento poderá ser realizado com o coração ainda fechado, mas isso exige maiores cuidados.
TODAFRUTA – Quais as características do saco?
CR – O produtor tem que tomar cuidado com a qualidade do material utilizado, pois, como a parede do saco de material plástico funciona como um filtro, podendo deixar passar determinados comprimentos de onda da irradiação solar, esta pode provocar queimaduras sérias nos cachos. Além da escolha do material apropriado, também podem ser utilizados sacos impregnados com inseticidas, para proteger as pencas contra o ataque de pragas como os tripes. Algumas empresas comercializam este material como, por exemplo, a Aruá (www.arua.com.br), instalada em Matão, SP.
TODAFRUTA – O ensacamento do cacho pode servir como marcador do ponto de colheita?
CR – Se o produtor, ao amarrar o saco no engaço, utilizar fitas coloridas, poderá ter uma previsão de colheita, que variará de uma para outra região. Exemplo: um cacho, em condições de verão, que demora 90 dias até a colheita, se for protegido em 4 de dezembro, estará pronto para colheita em 4 de março; se nessa data, os cachos, ao serem ensacados, forem marcados com fita amarela, será fácil identificar todos os que poderão ser colhidos em 4 de março. Desse modo, se em cada operação de ensacamento dos cachos forem utilizadas fitas coloridas, isso poderá facilitar a operação dos trabalhadores, aos quais poderá ser dada uma ordem simples como: “Vão ao talhão n° 1 e verifiquem os cachos com fita amarela, que devem estar no ponto de colheita”. Porém, minha recomendação é que o tempo de colheita seja avaliado em vários momentos, durante o ano, para cada região, para se ter certeza do acerto da operação.