AgroAPI vai disponibilizar informações e modelos gerados pela Embrapa para que empresas e startups desenvolvam softwares e aplicativos
A Embrapa Informática Agropecuária lançou hoje dia 29 de abril, durante a 26ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), uma ferramenta pioneira no Brasil para atender ao mercado de tecnologias em agricultura digital. A plataforma AgroAPI vai ofertar informações e modelos gerados pela Embrapa que poderão ser utilizados por empresas e startups para a criação de softwares, sistemas web e aplicativos móveis para o setor agropecuário, com redução de custo e de tempo.
A plataforma AgroAPI contempla desde informações sobre produtividade e cultivares até zoneamentos agrícolas, que podem ser úteis, por exemplo, no desenvolvimento de soluções para o planejamento e monitoramento da produção e a gestão de risco agrícola. Países como os Estados Unidos, a Austrália e a França já dispõem de plataformas semelhantes.
A chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá, explica que a iniciativa visa contribuir para impulsionar o desenvolvimento da agricultura digital no país. “A AgroAPI tem potencial para ser um ambiente de compartilhamento de dados, informações e modelos sobre a agricultura brasileira, que envolva todo o setor produtivo, como empresas de tecnologia e do agronegócio, startups, centros de pesquisa e instituições públicas e privadas”, completa.
Os dados serão disponibilizados pela ferramenta de forma totalmente virtual por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, na tradução do inglês). Elas consistem num conjunto de padrões e linguagens de programação que permite, de maneira automatizada, a comunicação entre sistemas diferentes de forma ágil e segura. Apesar de invisíveis para o usuário comum, as APIs são responsáveis pelo funcionamento de diversos recursos utilizados no dia a dia em aplicativos de mobilidade, sites de comércio eletrônico e redes sociais, entre outros nichos de mercado. O acesso à plataforma da Embrapa poderá ser gratuito, para uma versão degustação, ou pago de acordo com volume de requisições de APIs. O endereço é www.embrapa.br/agroapi.
Fonte: Embrapa Informática Agropecuária – Graziella Galinari